Alunos de arquitetura farão projeto para o novo presídio do município

12/12/2011 20:33 - Interior
Por Redação

O governador Teotonio Vilela Filho participou sexta-feira (9) de reunião, no Palácio República dos Palmares, para tratar da construção do novo presídio de Arapiraca. No encontro, foi estabelecido o cronograma de ações que envolvem desapropriação da área, projeto arquitetônico, que deverá ser feito pelos professores e alunos do Curso de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – campus Arapiraca – e licitação.

Na reunião, a deputada federal Célia Rocha informou ter apresentado à Câmara dos Deputados proposta de emenda parlamentar para liberação dos recursos para execução da obra. “Com a liberação dos recursos da emenda da deputada, o Estado se compromete a complementar, com recursos próprios, o que for necessário para a obra”, garantiu o Teotonio.

O governador tranquilizou o reitor, Eurico Lôbo, e os demais representantes da Ufal, que apresentaram a reivindicação da comunidade acadêmica quanto às medidas emergenciais para aumentar a segurança no campus em função da proximidade com o presídio. “Decidimos fazer nos próximos 90 dias a remoção dos reeducandos para outros presídios do Estado, para que, até março, possamos esvaziar completamente o local e garantir a segurança dos estudantes porque reconhecemos que essa convivência é muito complicada”, disse Teotonio Vilela.

Durante o encontro, o governador também confirmou a doação do prédio onde funciona o presídio à universidade.

Para garantir a legitimidade da ação, o governador convidou o desembargador James Magalhães, corregedor-geral do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e Antonio Dórea, juiz corregedor do TJ/AL, que ressaltaram a importância da iniciativa e explicaram a visão do Poder Judiciário alagoano.

“O Poder Judiciário não vê nenhuma objeção à iniciativa; apenas ressaltamos que é importante estabelecer um cronograma de ações durante os 90 dias da obra de recuperação dos módulos para onde serão removidos os reeducandos. Já recebemos do governador a garantia que durante esse período seguirá com as ações necessárias para a construção do novo presídio”, explicou o corregedor James Magalhães.

De acordo com o juiz, também estão sendo considerados os aspectos de visitação pelos familiares, uma vez que os detentos serão removidos para outras localidades. “É necessário também garantirmos as condições para isso. Parabenizo o governo estadual por esse somatório de esforços para atendes a todos os aspectos”, explicou.

O governador Teotonio Vilela disse que “esse é um projeto com começo, meio e fim. Faremos reuniões com quem é de direito para atender a todos os aspectos sem esquecermos dos direitos humanos. Esse é um projeto do Estado que interessa a todos, mas que tem vários aspectos a serem considerados”, disse.

Ana Dayse Dórea, reitora honorária da Ufal, agradeceu ao governador pelo esforço do Estado para a retirada do presídio da vizinhança da Universidade. “Todos nós – alunos, professores e o povo de Arapiraca – agradecemos. Como contrapartida da Universidade, oferecemos o curso de Arquitetura para confeccionar o projeto arquitetônico do novo presídio, dentro das normas disponibilizadas pelo Governo Federal que regulamentam esse tipo de construção”, disse.
Ao final do encontro, o Governador agradeceu a ajuda da universidade. “Essa é uma ajuda que será muito bem-vinda. A Universidade tem vida própria e tende a se expandir e Arapiraca é um terreno fértil”, ressaltou.

Homenagem

Ao final do encontro, o reitor Eurico Lôbo entregou o Troféu de 50 anos da Ufal, em homenageando o governador Teotonio Vilela e a parceria do Governo com a Universidade. O secretário da Articulação Política, Rogério Teófilo, também recebeu o troféu.

Também participaram do encontro os secretários da Articulação Política e da Defesa Social, Rogério Teófilo e Dário César, o superintendente geral da Administração Penitenciária, coronel Carlos Luna, a vice-reitora, Rachel Rocha, e os diretores do Campus Arapiraca Marcus Aurélio Lins e Eliane de Holanda Cavalcanti.