Em ação conjunta com Iphan e Ufal, PF apreende artefatos pré-históricos

02/12/2011 14:06 - Interior
Por Redação
Image

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira, dia 02 de dezembro de 2011, em ação conjunta com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e a Universidade Federal de Alagoas - UFAL, operação que culminou com a apreensão de 37 (trinta e sete) pedras líticas pré-coloniais no município de Pão de Açúcar/AL.
Os artefatos foram encontrados nos sítios arqueológicos daquele município ao longo de 15 anos e estavam sob posse de um cidadão de nacionalidade italiana, residente no povoado Ilha do Ferro, também localizado em Pão de Açúcar.
As circunstâncias em que ocorreram as retiradas das pedras, quando e como foram adquiridas, se houve participação de terceiros, serão apuradas em via de inquérito policial, imputando ao(s) envolvido(s) o tipo penal descrito no art. 63, da Lei 9.605/98, além do crime de furto de bem da União.
Todo material apreendido está sendo encaminhado para guarda do Museu de História Natural da Ufal onde será limpo e devidamente acondicionado para posterior exibição ao público.
A denúncia das retiradas dos artefatos foi feita por professores da UFAL quando de visitas aos sítios arqueológicos, os quais perceberam as descaracterizações dos locais onde se encontravam as pedras, decorrente das extrações.
Haja vista o valor arqueológico, há sinais que apontam para tentativa de remessa ilícita ao exterior dos objetos encontrados.
O italiano, residente no local onde foram encontradas as pedras, é casado com uma brasileira e está legalmente no país, aqui morando há cerca de 30 (trinta) anos. Ele prestou declaração ao chefe da operação policial, Delegado de Polícia Federal Felipe Vasconcelos Correia, permanecendo em liberdade.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..