Seagri e Ufal definem ações para combater doença que atinge bananeiras

27/12/2011 22:40 - Maceió
Por Redação

Uma doença está causando a morte de bananeiras na zona rural de Santana do Mundaú, município da zona da Mata alagoana. Para identificar o agente causador dos sintomas, técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) visitaram três comunidades e coletaram amostras de solo e das plantas para análise em laboratório.
O resultado será divulgado no próximo dia 3 de janeiro, numa reunião na sede da Seagri, em Maceió, que vai contar com a professora da área de Fitopatologia da Ufal, Fátima Falcão. De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagri, José Francisco Costa Pereira, pelos sintomas, a suspeita é que o causador da doença seja uma bactéria chamada Erwinia.

“Essa bactéria causa apodrecimento da raiz, do rizoma e do pseudocaule da planta”, explicou o agrônomo. Ainda segundo ele, a visita constatou que apenas a banana comprida está sendo atacada. As outras variedades, por enquanto, estão imunes.

De acordo com ele, há também a suspeita de que, além da bactéria, as bananeiras estejam sendo atacadas por um nematóide. “Após o diagnóstico, vamos convocar os técnicos de extensão rural para tomar as medidas combativas e preventivas. Uma das orientações é arrancar as plantas doentes e manter a área limpa, ou então plantar outro tipo de frutífera”, recomendou José Francisco Costa Pereira.

“Os técnicos serão orientados a adotar essas medidas e eles também fazem um trabalho de multiplicação do conhecimento junto ao agricultor familiar. Assim, as técnicas são repassadas e os próprios produtores vão aplicá-las”, salientou a superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural da Seagri, Rita de Cássia.
Ações

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..