Com possibilidade de greve, estudantes da Ufal temem prejuízos

10/04/2012 01:58 - Educação
Por Redação
Image

Em assembleia ocorrida na última quarta-feira (04), os professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) referendaram o indicativo de greve proposto pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes/SN) para o dia 15 de maio, uma paralisação nacional das atividades no próximo dia 19 e a adesão à paralisação dos servidores públicos federais no dia 25 deste mês.

Com essa decisão, a UFAL se junta às outras universidades federais na greve do dia 15 de maio, caso o governo não cumpra o acordo firmado em agosto de 2011 que inclui a incorporação da gratificação de estímulo ao magistério superior (Gemas) ao vencimento básico, mais 4% aplicados sobre este montante que já deveria ter sido pago desde o final de março.

De acordo com Antônio Passos, professor da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), foi feita uma negociação no ano passado e o governo se comprometeu em reajustar os salários em 4%, o que não foi cumprido.

“No dia 19, os docentes irão paralisar as atividades. No dia 25, todos os servidores paralisarão. Agora temos um indicativo de greve para o dia 15 de maio. Caso o governo não sinalize uma solução, nós iremos até as últimas consequências para garantir nossos direitos”, afirmou.

Os docentes reivindicam também a concretização do plano de carreira do magistério superior que fará com que o professor ao ingressar na universidade possa mudar de nível a cada dois anos, o que representa um incremento de aproximadamente 3% em seus vencimentos. “O governo não prioriza a nossa categoria. Somos desvalorizados”, afirmou Passos.

Para o estudante de jornalismo Marcos Leonardo, a paralisação da universidade vai acontecer em um momento ruim. “Estou concluindo o meu curso, e se os professores aderirem a greve, eu não irei concluir no tempo previsto. Mas, vejo que eles devem sim lutar pelos direitos e por melhores condições de trabalho”, disse o universitário.


Já segundo a universitária Luana Lemos, os amigos a alertaram sobre os riscos de greve. "Passei no vestibular para o curso de Serviço Social e fico sem saber o que fazer. É desestimulante você estudar tanto e agora a universidade pode entrar em greve. Espero que se houver greve, os professores garantam os seus direitos, porque ninguém trabalha feliz estando insatisfeito", frisou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..