Estudantes da Ufal ganham bolsa para o Mercosul

11/04/2012 14:27 - Educação
Por Assessoria

Três estudantes de graduação da Universidade Federal de Alagoas vão participar do projeto piloto do Programa de Mobilidade Mercosul (PMM) e foram selecionados com bolsas para intercâmbio nos países que compõem o mercado comum do sul.

De acordo com seleção realizada pelas coordenações dos cursos participantes da fase piloto do programa com base em edital da Assessoria de Intercâmbio da Ufal (ASI), serão contemplados com bolsas de estudo no valor de € 1.400,00 (um mil e quatrocentos euros) para início no segundo semestre de 2012 os alunos Felipe Thadeu Sales Motta, de Ciências Sociais; Joyce Quintela Carvalho, e Odontologia; e Marija Rúbia Paes Aranha Letras/Espanhol. O resultado da seleção está disponível no link http://migre.me/8DtPK

“Queremos parabenizar os alunos selecionados e reafirmar nosso compromisso com a internacionalização de nossa Universidade, uma vez que a cada dia nossa Assessoria de Intercâmbio Internacional conquista novas oportunidades para fazer com que nossos alunos possam realizar semestres letivos em importantes universidades de países estrangeiros” destacou o reitor da Ufal, Eurico Lobo.

O aluno Felipe Thadeu Sales Motta, de Ciências Sociais, deverá realizar semestre letivo na Universidade Nacional del Nordeste (UNN), em Corrientes, Argentina. Já a aluna Joyce Quintela Carvalho, de Odontologia, deverá realizar intercâmbio na Universidad Del Pacífico, em Assunção, Paraguai. A aluna Marija Rúbia Paes Aranha de Letras/Espanhol estudará na Universidade Autónoma de Entre Rios (UADER), em Entre Rios, Argentina.

A Ufal participa do PMM por meio de três redes de mobilidade, nos projetos intitulados "Odontologia em Movimento", “Rede de Ciências Humanas - por uma integração no Mercosul” e “Proyecto Formación, Investigación y Extensión Lingüística para la Integración – FIELin”.

“Nossa presença no Programa de Mobilidade Mercosul é estratégica. Para os próximos semestres queremos ampliar as oportunidades para integração com os países do Cone Sul, ofertando mais possibilidades de intercâmbio para países como Argentina, Paraguai e Uruguai, além de mais bolsas, também, para países da Europa e America do Norte, como os Estados Unidos” disse José Niraldo de Farias, assessor de intercâmbio Internacional da Ufal.

Além da bolsa em euros para o semestre letivo, o PMN custeia passagem de ida e volta para os estudantes classificados. A participação da Ufal no PMM começou em dezembro de 2010, com o treinamento de gestores em oficinas de trabalho na Argentina, Paraguai e Uruguai. Toda a construção do PMM ocorreu coletivamente nestas oficinas, que também estruturaram redes de acadêmicas de projetos cooperativos entre universidades do bloco.

O PMM integra cerca de 40 universidade do Mercosul, sendo que 19 são brasileiras e somente 3 nordestinas. O PMM faz parte do projeto Universitarios Mercosul, criado a partir do projeto "Apoio ao Programa de Mobilidade Mercosul em Educação Superior", sendo um projeto do Setor Educacional do Mercosul (SEM), criado a partir de um convênio de financiamento com a União Européia.