Ufal lança chamada para apoiar empreendimentos inovadores

20/04/2012 06:22 - Maceió
Por Redação

Empreendimentos e projetos inovadores com potencial para se transformarem em negócios e com origem em estudos, ações e pesquisas de alunos, técnicos e professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) têm até o dia 8 de maio para se inscrever no processo de seleção para incubação pela Universidade.

Uma vez aprovados, os empreendimentos e projetos passarão a ser empresas incubadas e serão apoiados pela Ufal. Inseridos nas incubadoras de empresas da Universidade, os empreendedores ganharão importante auxílio na tarefa de conquistarem o mercado e de se tornarem empresas de sucesso. A chamada para incubação com todas as normas e orientações aos candidatos está disponível para consulta no link http://migre.me/8KCPE

Os projetos selecionados poderão receber apoio como mobiliário, computadores, acesso à internet, fomento à participação em feiras no Brasil e no exterior e material gráfico para divulgação, todos indispensáveis para a consolidação dos empreendimentos e para a sua apresentação ao mercado.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufal, por meio de seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e de seu Programa de Empreendedorismo, com apoio da Rede Alagoana de Incubadores de Empresas e de Empreendimentos Inovadores (RAIE).

“Queremos ampliar os números de projetos incubados em nosso estado e esta chamada da Ufal é o momento para que os empreendedores busquem mais condições para o fortalecimento de suas ideias” afirma Silvia Beger Uchoa, coordenadora do NIT.

Incubadoras de empresas

As incubadoras de empresas são espaços de estímulo à criação e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas nos mais diversos ramos de atuação. Podem fazer parte das incubadoras empreendimentos e projetos industriais, de prestação de serviços, de base tecnológica, de manufaturas leves e até mesmo de caráter social, educacional ou artístico. Nas incubadoras os empreendedores encontram suporte técnico e gerencial para seus projetos. A Ufal possui duas incubadoras: a Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal) e o Núcleo Espaço Gente (NEG).

“Outro importante apoio que os selecionados vão receber é o direito de se apresentarem com negócios nascidos na Universidade Federal de Alagoas, o que atesta a qualidade e a seriedade dos produtos e serviços ofertados por estas empresas incubadas”, afirma Josilan Paulino, gerente da Incubal.

A Ufal hoje conta com mais de 10 empresas incubadas. “Temos cases de excelência em diversas áreas, da computação à tecnologias na área do controle de pragas na lavoura, do campo das ciências humanas à produção de alimentos. Estimular o desenvolvimento de novos negócios a partir dos estudos e pesquisas é também uma das missões das universidades” destaca Josealdo Tonholo, coordenador do projeto RAIE.

Podem concorrer na chamada pública da Ufal projetos com base em empreendimentos tradicionais, sócio-culturais e tecnológicos. A avaliação dos projetos terá como critérios a viabilidade econômica e o grau de inovação apresentado. Os projetos serão submetidos à avaliação do Programa de Empreendedorismo da Ufal. Além da avaliação do material por uma comissão, o empreendedor deverá apresentar, de forma oral, suas propostas.