PUBLICIDADE

AL: universidade para após fuga de presos e tiroteio em campus

3 abr 2012 - 17h55

As atividades no campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram suspensas nesta terça-feira após uma reunião entre a reitoria e professores. Segundo o diretor-geral do campus, Márcio Aurélio Lins dos Santos, a comunidade acadêmica decidiu parar para pressionar o governo a desativar o presídio localizado ao lado da instituição.

Na segunda-feira houve uma troca de tiros entre agentes penitenciários e detentos durante uma fuga. Diversos disparos atingiram o prédio da universidade, o que provocou pânico nos alunos. Segundo a universidade, ninguém ficou ferido no local.

"Ou o presídio sai desse terreno ou a universidade vai sair. Não dá mais para conviver com essa falta de segurança", disse o diretor-geral. Segundo ele, nos últimos anos foram mais de dez fugas na penitenciária, que fica no mesmo terreno da universidade. "As fugas são constantes. Não tem como manter estudantes produzindo ciência em um local onde há troca de tiros", afirmou em entrevista ao Terra.

Nesta terça-feira, o reitor da Ufal tinha uma reunião marcada com o governo estadual para tratar da segurança no campus. "É preciso encontrar uma saída urgente, para garantir o mínimo de segurança para nossos servidores e estudantes", afirmou Eurico Lôbo. O governo estadual ainda não havia se manifestado sobre o caso.

O campus da Ufal em Arapiraca foi criado em 2006 e conta com cerca de 4 mil alunos em 14 cursos de graduação.

Fonte: Terra