Africano é empossado como professor do Campus Arapiraca

28/04/2012 11:40

A- A+

Redação/ Com Ascom UFAL

Vagner Bigajó é natural da Guiné Bissau e em 2003 participou do programa cooperação educacional do governo brasileiro com países da África e América Latina (PEC-G). Ao longo dos anos foi se apaixonando pelo estado e resolveu ficar. Este ano foi aprovado no concurso público para professor substituto do campus Arapiraca e foi empossado recentemente para ministrar a disciplina “Sociedade, natureza e desenvolvimento”, no tronco inicial da área de humanas.

Durante o período da graduação em Ciências Sociais, Bigajó participou ativamente da vida acadêmica e do movimento estudantil. Foi bolsista de iniciação científica, representante do centro acadêmico e era considerado o embaixador dos estudantes estrangeiros da Ufal, sempre debatendo com representantes do MEC e da universidade sobre como melhorar as condições de moradia e estudo dos que vieram de outros países.

“Nós saímos de nossos países com o compromisso de cumprir a finalidade do programa, buscar qualificação e voltar para contribuir com o desenvolvimento do nosso local de origem”, ressalta Bigajó. Mas, no caso dele, as oportunidades foram surgindo e o africano acabou ficando em Alagoas.

Logo depois da graduação, por ter se destacado na iniciação científica, Bigajó foi aprovado no mestrado em Ciências Sociais. Depois de concluir o mestrado, Bigajó deveria voltar ao Guiné-Bissau, mas foi quando a Ufal divulgou edital com vaga para professor na área dele. “Eu fiz a inscrição confiante, e fui aprovado. Antes mesmo desta aprovação, já havia conseguido o meu visto permanente. Fui o único do PEC-G em Alagoas a conseguir isso”, relata Valter.

Valter Bigajó quer voltar para Guiné-Bissau, mas não vai marcar data para isso. “Por enquanto, posso colaborar com meu país à distância, propondo programa de intercâmbio, analisando e denunciando a situação política e buscando contribuir com a melhoria do programa PEC-G e outros de cooperação acadêmica e cultural. Mas vou ficar na Universidade, dedicado à docência e à pesquisa no Campus Arapiraca”, conclui o novo professor da Ufal.

Primeira Edição © 2011