Você está na página 1de 2

Geografia - Prof.

Silvio
Seca no Semirido - Aquecimento Global ?
1 - A Seca no Semirido Nordestino e o Aquecimento Global ? Duas informaes publicadas no UOL no dia 29 de abril, a primeira ( imagens do satlite mostram 80% do semirido nordestino afetado por maior seca em 30 anos ) no caderno de notcias e a outra no caderno Meio Ambiente ( Estudo indica que o aquecimento global pode se tornar extremo nas prximas dcadas ), podem ser utilizadas com finalidades pedaggicas quando o tema for consequncias do aquecimento global, com o propsito de enriquecimento da apresentao, ressaltando-se para os alunos, que ainda no h um consenso entre os cientistas sobre alguns efeitos do aquecimento global. I Seca no Semirido Nordestino Imagens captadas pelo satlite Meteosat-9 mostram que boa parte do Nordeste enfrenta a maior seca dos ltimos 30 anos. Nas imagens possvel ver que 80% do semirido da regio sofre com a estiagem. Nos mapas produzidos com imagens de 2011 e 2012, pela Universidade Federal de Alagoas a pedido do UOL mostram diferenas gritantes entre os cenrios, representados pelas reas em vermelho, a vegetao afetada pela falta de gua. Em 2011, quando o volume de chuvas no incio do ano ficou dentro da mdia, a rea do semirido nordestino atingida por estiagem no chegava a 15%. II A situao tende a piorar Segundo o coordenador do laboratrio da Ufal, o meteorologista Humberto Barbosa, a situao na regio grave e tende a piorar nos prximos meses, j que a quadra chuvosa sertaneja comea em fevereiro e termina em maio, pois o inverno no semirido marcado por chuvas raras e de baixa intensidade. A seca de 2012 pior do que foi previsto, e o agravamento da situao foi demonstrada pela anlise de imagens de satlite. Os dados coletados sugerem um impacto severo, generalizado na vegetao do bioma da caatinga. III A contribuio das imagens do satlite As secas so desastres naturais recorrentes que atingem, em termos regionais, uma quantidade de pessoas superior a quaisquer outros desastres naturais e que isto exige a utilizao de novas tecnologias para avaliao da extenso das secas. Os satlites, neste sentido, so importantes ferramentas de monitoramento para a correta avaliao da extenso da seca, explicou o meteorologista Humberto Barbosa. IV Consequncias desse Fenmeno Climtico Segundo dados atualizados na sexta-feira (27/4), pelo menos 550 municpios j esto com decreto de situao de emergncia em vigor por conta da estiagem ou da seca. O nmero deve crescer nos prximos dias, j que vrios municpios anunciaram que ainda preparam a documentao.
Seca no Semirido - Aquecimento Global ? Escola Estadual Prof. Ren Rodrigues de Moraes - Guaruj - SP 29/04/2012

1 Professor Silvio Araujo de Sousa - Geografia - Escola Estadual Professor Ren Rodrigues de Moraes - Guaruj - SP - Brasil

Geografia - Prof. Silvio

Seca no Semirido - Aquecimento Global ?
2 - Aquecimento Global Novas pesquisas sugerem que o aquecimento global est fazendo com que o ciclo de evaporao e chuva sobre os oceanos se intensifique mais do que os cientistas esperavam, uma descoberta preocupante que pode indicar um potencial maior de manifestaes climticas extremas nas prximas dcadas. Atravs de medies das mudanas de salinidade na superfcie do oceano, os pesquisadores auferiram que o ciclo do clima acelerou em cerca de 4% ao longo do ltimo meio sculo. Se a estimativa for confirmada, isso implica que o ciclo da gua pode se acelerar em at 20% no final deste sculo medida que o planeta aquece, levando possivelmente a mais secas e enchentes. O estudo mostra que reas com muitas chuvas no clima de hoje devem se tornar mais midas, enquanto reas secas devem se tornar mais secas devido ao aquecimento global. Nesta afirmao do texto podemos fazer uma correlao , deixando bem explcito que uma correlao emprica, totalmente sem rigor cientfico, entre o que vem ocorrendo no semirido nordestino e este estudo sobre as consequncias do aquecimento global. Kevin E. Trenberth do Centro Nacional para Pesquisa Atmosfrica em Boulder, Colorado, disse que o documento produziu provas intrigantes de que o aquecimento global j estava criando mudanas no ciclo da gua em uma escala regional. Assumindo que o artigo resista s avaliaes, isso sugere que um aquecimento global de 1 grau Fahrenheit ao longo do ltimo meio sculo foi suficiente para intensificar o ciclo da gua em cerca de 4%. Isso levou o autor a projetar uma possvel intensificao de cerca de 20% medida que o planeja se aquece vrios graus no prximo sculo. O novo artigo confirma um padro h muito esperado para o oceano que tambm parece se aplicar sobre a terra: reas com muitas chuvas no clima de hoje devem se tornar mais midas, enquanto reas secas devem se tornar mais secas. No clima do futuro, os cientistas temem que uma grande acelerao do ciclo da gua possa aumentar ainda mais os extremos climticos. Talvez o maior risco do aquecimento global, segundo eles, que importantes reas agrcolas possam secar, afetando o fornecimento de alimentos, enquanto outras regies tero mais chuvas torrenciais e enchentes. 3 A Grande Questo A maior seca dos ltimos 30 anos na regio do semirido nordestino, perodos de seca em grandes regies do Sul, enchentes e ventos de mais de 70 km/h na regio Sudeste , j no so pequenos indcios de que o Brasil devido a sua grande extenso territorial j esta sentindo os efeitos das mudanas climticas resultantes do Aquecimento Global ? Vamos aguardar os prximos eventos climticos ..............extremos.
Fontes: 1 - Estudo indica que aquecimento global pode se tornar extremo nas prximas dcadas The New York Times Justin Gillis 2 UOL notcias 29 de abril de 2012 - Imagens de satlite mostram 80% do semirido nordestino afetado por maior seca em 30 anos

2 Professor Silvio Araujo de Sousa - Geografia - Escola Estadual Professor Ren Rodrigues de Moraes - Guaruj - SP - Brasil

Você também pode gostar