Cirurgia plástica é um dos estágios mais procurados pelos estudantes

10/08/2012 08:32 - Educação
Por Redação

Quatro poloneses, um grego, uma francesa e um russo são os novos alunos da Universidade Federal de Alagoas pelas próximas quatro semanas. Intermediados pela Coordenação Local de Estágio e Vivências (Clev) do Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina, todos irão passar uma temporada de aprendizagem e prática, acompanhando as atividades de docentes no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.

Artur Dsiezyc e Agnieszka Watejko vieram da Polônia para aprender as técnicas brasileiras de cirurgia plástica. Eles dizem que no seu país existe apenas uma vaga para estágio nessa área e que geralmente elas são ocupadas por parentes dos profissionais que já trabalham no ramo. “Queremos ver e fazer o máximo possível aqui, porque na Polônia a cirurgia plástica ainda é pouco acessível”, relata Watejko.

Eles irão acompanhar o professor e cirurgião Fernando Gomes, juntamente com, Roman Mácalík, aluno da República Tcheca. “Organizamos atividades com a participação ativa em cirurgias reparadoras em pacientes com câncer, queimaduras, traumatismos diversos e anomalias congênitas”, detalha Fernando.

Os intercambistas terão aulas teóricas de temas como cicatrização, tumores da pele, úlceras de pressão, mamoplastias, abdominoplastias e cirurgias estéticas. Como nenhum deles fala português, a comunicação será feita na língua inglesa. O idioma foi um dos pré-requisitos para a vinda destes alunos para o Brasil.

Além de prova de proficiência na língua, todos tiveram que somar pontos com atividades acadêmicas extracurriculares para serem selecionados em seus países. “Podemos escolher entre fazer intercâmbio em países da Ásia, África e América do Sul. Eu achei que seria mais interessante o Brasil”, relata Roman.

Estudantes na promoção do intercâmbio

O contato deles com a Universidade é feito a partir da intermediação da Clev, que voltou a ativa na Ufal em 2011 e promove não só a vinda de estudantes estrangeiros, como também a ida dos alagoanos para estagiar no exterior. “Os alunos da Famed também são selecionados por currículo acadêmico, domínio do idioma e disponibilidade de outras instituições”, relata Marília Magalhães, integrante do Centro Acadêmico de Medicina.

Para receber os alunos, o conselho local verifica a disponibilidade da Famed e repassa a informação para a coordenação nacional, responsável por estimular os estudantes brasileiros a vivenciar realidades diferentes. Com isso, desde 1951 eles estão articulados com a Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA), que faz o contato entre os conselhos brasileiros e os alunos estrangeiros interessados em estagiar no Brasil.