Empresa da Incubal é selecionada para o Desafio Brasil

30/08/2012 07:41 - Maceió
Por Redação
Image

A MeuTutor, membro da Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal), foi selecionada para o Desafio Brasil, considerado o maior e mais completo programa de fomento à inovação tecnológica e ao empreendedorismo early stage do País. A empresa passou para a segunda etapa do Desafio.

“Ter sido selecionado foi uma grande vitória. Participar de um evento de grande porte como esse trará muitas coisas boas para a empresa, a única classificada no estado”, colocou Endhe Elias, diretor executivo da MeuTutor, que completa um ano de existência no mês de outubro.

Endhe explicou que a primeira fase do Desafio Brasil, etapa pela qual a Meu Tutor já passou, consistiu no envio do sumário executivo da empresa para análise. Na segunda fase, será selecionado apenas um empreendimento por região do País. Junto com a MeuTutor foram escolhidas outras nove empresas da Bahia e Sergipe.

O diretor executivo da MeuTutor, empresa que conta com nove funcionários, diz estar otimista com o resultado final do Desafio Brasil, a ser revelado na cidade de São Paulo. “Se conseguirmos ganhar, será uma felicidade imensa. O vencedor, com certeza, terá reconhecimento nacional”, frisou.

Sobre a importância de fazer parte de uma incubadora, Endhe colocou que isso dá o suporte necessário para novas empresas. “Esse conceito está se difundindo no Brasil e isso está sendo excelente. A Incubal nos dá suporte jurídico, assessoria contábil e o espaço e é uma grande parceira”, colocou.

Raie

A Incubal está ligada à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que é a principal executora da Rede Alagoana de Incubadora de Empresas e de Empreendimentos Inovadores (Raie). O projeto é financiado pelo Fundo Nacional de Financiamento Científico e Tecnológico (FNDCT) e promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

As ações da Raie estão descritas no projeto “Apoio ao Desenvolvimento de Projetos Inovadores de Base Tecnológica em Alagoas”, apresentado na chamada pública MCT/Finep/Ação Transversal – PNI/PRONINC 03/2009 tendo como proponente a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

Como meta geral, o objetivo da Raie é fomentar e induzir ações no campo do empreendedorismo e da incubação de empresas, passaportes para o desenvolvimento por meio de Ciência e Tecnologia (C&T), Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Inovação.

Também são executores da Rede o Centro Universitário Cesmac (Cesmac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Alagoas (AL Senai) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).