12/12/2012 08h00 - Atualizado em 12/12/2012 08h00

'Sei que ela não fugiu', diz pai da jovem grávida desaparecida

Ademir Dias fará exame de DNA para tentar identificar corpo da filha.
Cadáver foi encontrado no último dia 19, em um canavial.

Carolina SanchesDo G1 AL

Jovem desapareceu em abril deste ano (Foto: Arquivo de família)Jovem desapareceu em abril deste ano
(Foto: Arquivo de família)

O motorista Ademir Dias, pai da estudante Roberta Dias, de 18 anos, desaparecida desde o último dia 11 de abril em Penedo, informou que irá ao Instituto Médico Legal (IML) de Maceió fazer exame de DNA para saber se o corpo encontrado em um canavial no dia 19 do mês passado, no município de Marechal Deodoro, é da sua filha. A jovem estava grávida de três meses quando desapareceu.

No mês passado, o corpo de uma mulher foi achado em uma estrada vicinal, numa região conhecida como Matinha, em estado de decomposição. Depois que o corpo foi levado para o IML, a polícia e a família de Roberta foram informadas que ele possui algumas características da jovem. “Ficamos sabendo que, pelo estado do corpo, ele deveria estar no local há uns sete meses. Também me disseram que a estatura é a mesma da minha filha”, falou o pai.

O motorista disse que tem esperança de encontrar a filha viva, mas que não descarta a possibilidade dela estar morta. “Esse tempo que estamos procurando minha filha é de sofrimento. Ela estava grávida e a família já tinha conhecimento e não tivemos problemas com isso. Sei que ela não fugiu, por isso estamos mais angustiados”, disse o pai.

A Polícia Civil de Penedo disse saber do corpo que está no IML e que o pai de Roberta vai fazer o exame de DNA. “Mantemos contatos com IMLs de todo país para que nos avisem se existe algum corpo com as características de Roberta e que esteja sem identificação. Sabemos que a jovem tem duas tatuagens, uma de borboleta e outra com o nome da mãe, o que pode ajudar em um possível reconhecimento. Como o corpo encontrado em Marechal Deodoro está parcialmente carbonizado não há como fazer uma identificação”, explicou o chefe de operações policiais de Penedo, Carlos Welber.

Assim como a polícia, o diretor do IML, Luis Antônio Mansur, diz que a suspeita ainda é prematura. “É necessário que familiares façam o exame de DNA, que é enviado ao laboratório forense da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Somente após o resultado a dúvida será esclarecida”, informou.

Deic vai assumir investigações
A Polícia Civil de Penedo informou que deve passar, ainda nesta semana, o caso do sumiço da jovem para a Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic). Welber disse que isso acontece porque a Deic possui maior estrutura para fazer as análises necessárias.

“Já ouvimos muitas testemunhas e analisamos algumas chamadas telefônicas. A Deic estava nos auxiliando nas investigações, mas agora vai ficar responsável pelo caso”, disse o chefe de operações.