"Mestrado amplia Alagoas no cenário da produção científica"

16/02/2012 02:44 - Educação
Por Redação
Image

De acordo com o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professor Eurico Lôbo, “o primeiro curso de mestrado do interior alagoano é um marco na história da educação de Alagoas. E mais: o mestrado em Arapiraca vai aumentar a inserção do agreste alagoano no cenário da produção científica e tecnológica nacional, qualificando nossos profissionais e potencializando o desenvolvimento de Alagoas e da região Nordeste”.

Com estas palavras o reitor falou ao Cada Minuto sobre o primeiro curso de mestrado a ser ofertado no interior alagoano: o curso de mestrado em “Agricultura e Meio Ambiente” que se inicia de forma pioneira em 2012 no Campus Arapiraca da Ufal, e que já conta com inscrições abertas até o dia 24 de fevereiro.

Para se inscrever os candidatos devem acessar o link http://bit.ly/xtY218 e preencher formulário de acordo com o edital de seleção disponível no endereço http://tinyurl.com/7jjdyan para download.

“A educação superior pública e de qualidade é vital para a melhoria dos indicadores sociais e econômicos de Alagoas. Neste contexto, ter um curso de mestrado com reconhecimento nacional em Arapiraca é um passo importantíssimo. Pretendemos ofertar ainda mais oportunidades de qualificação para os estudantes e profissionais alagoanos e este curso de mestrado no interior é uma conquista inequívoca para nosso estado” destacou o reitor.

O mestrado em Agricultura e Meio Ambiente do Campus Arapiraca da Ufal ofertará 11 vagas, com possibilidade de bolsa de estudos. O mestrado tem reconhecimento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e conta com público-alvo composto por profissionais graduados em curso de nível superior pleno em Agronomia ou áreas afins, relacionadas às áreas de estudo do programa de pós-graduação.

“Nossos docentes do interior estão de parabéns pelo arrojo do projeto de mestrado, pelo seu reconhecimento pela CAPES e pela determinação em ofertar ensino, extensão e pesquisa de alto nível a nossa comunidade. Nossa gestão trabalha incansavelmente para que possamos, por meio da educação, transformar para melhor a realidade alagoana” concluiu Eurico Lôbo.

A linha de pesquisa do mestrado está centrada na questão do “Manejo de Ambientes Agrícolas” compreendendo estudos em áreas como produção de plantas e o manejo sustentável do ambiente agrícola, o manejo de recursos hídricos e a recuperação de áreas degradadas.

A seleção contará com prova de conhecimentos específicos, análise de projeto de pesquisa e de curriculum dos candidatos. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (82) 3482 0001 ou pelo e-mail agriculturaeambiente@live.com