Grevistas da Ufal fazem ato no Centro

11/07/2012 16:27 - Maceió
Por Redação

O Comando Unificado de Greve da Ufal realiza nesta quinta-feira (12/07), às 9h, na região central de Maceió (em frente ao antigo Produban), um ato público e panfletagem para denunciar o descaso do governo federal com a educação pública. Docentes, técnicos estudantes participarão da manifestação.

Os docentes já estão com as atividades paralisadas há mais de 30 dias e os técnicos próximos de completar um mês de greve. “Nosso objetivo é mostrar para população alagoana o descaso do governo Dilma Rousseff com as Universidades, pois até o momento não existe uma negociação com propostas concretas para encerrar a paralisação em curso” explicou Emerson Oliveira, coordenador jurídico do Sintufal, lembrando que o achatamento salarial é insuportável.

O protesto busca denunciar, também, o projeto de privatização dos Hospitais Universitários com a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A proposta apresentada pelo governo federal intensifica a lógica de precarização do trabalho no serviço público e na saúde, pois, ao permitir contratar funcionários através da CLT por tempo determinado (contrato temporário de emprego) acaba com a estabilidade e implementa a lógica da rotatividade, típica do setor privado, comprometendo a continuidade e qualidade do atendimento em saúde. O prejuízo incalculável para comunidade usuária.

“Mesmo diante da ameaça de corte de ponto, as categorias em greve estão dispostas a manter o nível de mobilização e buscam sua ampliação” comenta Oliveira sobre um comunicado interno, recebido nos últimos dias, em que os chefes de setores são orientados a aplicar o corte. “Neste ato de quinta-feira queremos mostrar ao governo federal que estamos firmes na luta em defesa de nossos direitos” finalizou ele.

Estarão presentes, também, na manifestação desta quinta (12/07) representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintetfal) e do DCE do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), onde técnicos e professores se encontram em greve.