Servidores da Ufal fazem protesto contra terceirização do HU

05/07/2012 08:37 - Maceió
Por Redação
Image

Cerca de 3 mil servidores do Comando de Greve dos Técnico-Administrativos, dos Docentes e do Movimento Estudantil da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em conjunto com o Fórum em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) paralisaram as atividades. Eles realizaram, na manhã desta quinta-feira (05), uma manifestação no Hospital Universitário, localizado no bairro do Farol.

Os servidores protestam contra a adoção, por parte da Ufal, à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), uma empresa pública criada com o objetivo de administrar os hospitais universitários do país.

Os manifestantes farão ainda um abaixo-assinado e entregarão um documento à direção do hospital. De acordo com o assessor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), Emerson Oliveira, os funcionários fizeram um abraço coletivo simbólico ao hospital.

“Com isso, eles querem que o hospital deixe de atender os usuários do SUS e passaria a atender paciente com planos de saúde. E mais, eles iriam contratar pessoas para trabalhar temporariamente, impedindo a realização de concurso público”, afirmou assessor, destacando ainda que várias universidades estão há mais de três meses em greve.

Programação

Durante todo o dia os servidores farão panfletagem e rodas de conversas com trabalhadores e usuários. Eles ainda entregarão um documento ao diretor do HU solicitando a não contratação da empresa para gerir a unidade.