Servidores da Ufal fazem protesto no Centro de Maceió

Docentes tentam buscar uma negociação com o governo federal, colocando em pauta, melhores condições de trabalho e a valorização do aumento salarial

12/07/2012 09:28

A- A+

Mickaell Clygens

Há mais de 60 dias em greve, o Comando Unificado de Greve da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou na manhã desta quinta-feira (12), no Centro de Maceió um protesto  para denunciar o descaso do governo com a educação pública. Também estiveram presentes na manifestação docentes, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica, Profissional no Estado de Alagoas (Sintetfal) e do DCE do Instituto Federal de Alagoas (Ifal)

Com o objetivo de alertar a população sobre o descaso, na pauta de negociaçãoes estão melhores condições de trabalho e  aumento salarial. “Estamos em greve em todo o país. Essa é uma atividade por parte do Comando Unificado de Greve da Universidade Federal de Alagoas com o intuito de alertar a sociedade sobre o descaso por parte do governo com a educação. Além do arrocho salarial que estamos sofrendo ao longo dos últimos anos,  também da queda brutal da qualidade da educação, tanto em Alagoas como no Brasil”, falou um dos representantes do movimento, David Menezes.

Conforme o professor da Ufal, Ciro Bezerra, a luta dos professores  qualidade melhor é  constante, e mesmo assim o governo  não colocou nenhuma negociação para resolver o caso.

“Os dias estão ficando difíceis. Não queríamos greve, mas durante esses dias que estamos parados o governo federal ainda não apresentou proposta para os servidores. É triste ver que os servidores públicos e os alunos estão nessa situação.O governo simplesmente vem fazendo vista grossa. Atualmente o nosso valor base é R$ 571,00 reais, isso para o professor é uma vergonha mundial”, desabafou.

Segundo o professor da Ufal e integrante DCE do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Fabiano Duarte, a unificação dos servidores públicos federais tem sido importante na luta para melhores condições de trabalho.

“Após uma década, conseguimos unificar os servidores públicos. Estamos vivendo um verdadeiro descaso com a educação por parte do governo federal que se recusa a negociar. É estranho em um governo que se diz dos trabalhadores”, disse Fabiano.

No próximo domingo o Comando Unificado de Greve da Universidade Federal de Alagoas irá realizar uma carreata na orla de Maceió para continuar a alertar a sociedade sobre o descaso com a educação no estado. Já no dia 26, o movimento fará uma grande passeata com entrega de panfletos.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011