Curso de Medicina no campi da Ufal em Arapiraca começa no 2º semestre

06/06/2012 18:34 - Geral
Por Redação
Image

Brasília e Arapiraca, 6 – A inclusão de Alagoas no Plano de Expansão de Curso de Nível Superior, com a oferta de 80 vagas para o curso de Medicina na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi recebida pelo senador Renan Calheiros como uma das notícias mais esperadas para este término do primeiro semestre do ano. O anuncio, feito pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foi comemorado com muito entusiasmo, também, pelo prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa.

“O curso de Medicina, com 60 vagas, é uma reivindicação histórica que se torna realidade em Arapiraca”, enalteceu Renan ao receber a notícia da abertura de 1.615 vagas de medicina no país. Desse total, 1.040 vagas estão destinadas a 18 novos cursos nas universidades públicas federais em 12 estados. Em Alagoas, além de Arapiraca, a Ufal em Maceió terá mais 20 vagas, que se somarão as 80 já existentes.

Para Renan, Arapiraca é uma referência em educação “e temos que destacar o trabalho do prefeito Luciano Barbosa nesta área”, destacou o senador, lembrando que medicina – “uma profissão que é tão importante para toda a população” – é uma das áreas que mais necessitam de interiorização do ensino em Alagoas.

O Campi da Ufal em Arapiraca já oferece os cursos de Administração, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura, Biologia, Licenciatura, Ciências da Computação, Educação Física Licenciatura, Letras Licenciatura, Matemática Licenciatura, Pedagogia Licenciatura, Química Licenciatura e Azootecnia. “Faltava o curso de medicina, hoje anunciado pelo ministro Mercadante”, disse.

Luciano Barbosa recebeu a notícia como uma das maiores conquistas de sua gestão na área de ensino. O prefeito agradeceu o empenho da ex-reitora Ana Dayse Dórea, do reitor Eurico Lôbo, do senador Renan e da deputada federal Célia Rocha, que, juntamente com toda a bancada federal de Alagoas e também o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM/AL), Emanuel Fortes, lutaram para o curso tornar-se realidade.

Sonho

A implantação do curso de Medicina em Arapiraca é um antigo sonho acalentado há décadas. No ano de 2009, durante solenidade de ampliação do campi, o prefeito Luciano Barbosa aproveitou o momento para entregar um ofício, na época, à reitora Ana Dayse, solicitando estudos para implantação do curso. Renan estava presente e confirmou empenho para viabilizar o projeto em Brasília, mais precisamente no MEC.

Desde sua implantação, no ano de 2006, o campi da Ufal em Arapiraca vem passando por um processo de ampliação, facilitando o acesso de centenas de jovens agrestinos ao ensino superior. Atualmente, o campi oferece 13 cursos para cerca de 3.500 alunos de várias regiões do interior de Alagoas. O curso de Medicina estará funcionando já a partir do próximo semestre.

acesse>>twitter>@Bsoutomaior