Estudante da Ufal vai participar de Mundial Universitário de Handebol

15/06/2012 09:34 - Outros Esportes
Por Redação
Image

Pâmela Barros é uma atleta experiente, que já participou de várias competições nacionais e internacionais e está há pouco mais de um ano cursando Educação Física em Arapiraca. A atleta veio para Alagoas para acompanhar o marido, que é professor de Educação Física e passou no concurso da Ufal para o Campus Arapiraca. “Eu cursava Educação Física desde 2008, em Concórdia, Santa Catarina, e consegui minha transferência em 2011”, relata Pâmela.

Há pouco mais de uma semana, a estudante de Educação Física soube que foi indicada para a seleção brasileira que vai disputar o Mundial Universitário de Handebol. A competição vai ser realizada em Blumenau, Santa Catarina, entre os dias 21 de junho e 1º de julho deste ano. O mundial, realizado a cada dois anos, está na 21ª edição e vai acontecer pela primeira vez no Brasil.

A atleta encara o novo desafio com muita naturalidade. “Não estava esperando por isso, mas estou tranquila em relação aos treinamentos e a competição, pois já tive a oportunidade de fazer parte de outras convocações, conheço a comissão técnica e o grupo de atletas convocadas. Tenho certeza que iremos representar bem o nosso país”, declara Pâmela.

Uma paixão antiga

Pâmela começou a treinar handebol quando tinha 8 anos de idade, na escola em que estudava, em Dourados, Mato Grosso do Sul. “Logo fui convocada para a Seleção Sul-mato-grossense de Handebol cadete, que é a categoria dos atletas adolescentes. Durante esse período participei de diversas fases de treinamento da seleção brasileira”, conta Pâmela.

Dedicada ao esporte, a atleta foi acumulando participações. “Em 2007, fui convidada para jogar em Concórdia, em Santa Catarina, onde tive a oportunidade de conquistar títulos em nível regional, estadual e nacional, como o Bicampeonato Brasileiro Júnior. Durante o período de 2007 e 2010 fui convocada diversas vezes para a seleção júnior pela qual participei de campeonato pan-americano, sendo vice-campeã, e do mundial realizado na Macedônia, quando ficamos em oitavo lugar”, relata a atleta.

Já adulta, Pâmela foi convocada para integrar a Seleção do Brasil para participar dos Jogos Sul Americanos, realizados em março de 2010, em Medellín na Colômbia. Nesta competição, a seleção brasileira feminina de handebol ficou com a medalha de prata, após perder para a equipe da Argentina por 22 a 19 na final.

Um estímulo para o esporte

Embora não seja alagoana nata, a atleta radicada em Arapiraca espera que a convocação dela para mais uma temporada na seleção brasileira de Handebol possa colaborar com a divulgação do esporte no Estado. “Espero que esse fato sirva para divulgar mais o handebol aqui em Alagoas e que possa despertar o interesse de jovens para a prática dessa modalidade, e principalmente, de patrocinadores para o handebol, em especial para a nossa equipe”, destaca Pâmela.

Mas é um grande esforço para se manter no esporte, já que a atleta precisa conciliar as atividades acadêmicas e o treinamento. “Faço os treinos direcionados à preparação física aqui em Arapiraca, e quando possível, vou à Maceió participar dos treinamentos técnicos e táticos com o grupo”, relata a atleta.

As Olimpíadas

Como toda atleta experiente, Pâmela está na expectativa com as Olimpíadas de Londres, que começam no dia 27 de julho. “Claro que eu tenho um grande interesse em participar, mas estar afastada dos centros nos quais o handebol tem equipes com patrocínio e com condições adequadas às atletas, que são pagas para jogar, que treinam em dois períodos diários, que disputam competições em nível nacional, tornam este sonho muito mais difícil. Mas, até lá, quem sabe”, torce a jogadora.