Ministro do Esporte firma convênio com a Ufal‏

01/06/2012 22:46 - Maceió
Por Redação

A vinda do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, à Maceió trouxe boas notícias para a Universidade Federal de Alagoas. Numa solenidade na tarde da quinta-feira, 31, no Palácio do Governo, o ministro anunciou o convênio firmado com a Ufal para melhorias do complexo esportivo da universidade.

Os professores do curso de Educação Física enviaram oito projetos para aprovação do Ministério do Esporte que consolidou na assinatura desse convênio que vai liberar recursos financeiros de R$ 25 milhões, em duas etapas. Já para este ano, a previsão é contar com a ordem de R$ 12,5 milhões para iniciar as obras da Arena Olímpica.

A vice-reitora, Rachel Rocha, representou o reitor Eurico Lôbo na solenidade e agradeceu a confiança do ministro. “É um investimento importante no que tange a infraestrutura de esporte da Ufal. Há mais de 40 anos a universidade não recebia recursos desse porte”, ressaltou.

Alagoano de Viçosa, Aldo Rebelo destacou a importância do convênio para fomentar o esporte no Estado e preparar futuros atletas capazes de competir profissionalmente. “Investir na universidade é uma forma de ajudar a preparar Alagoas para eventos nacionais e internacionais, além de acolher eventos. É com honra, orgulho e gratidão que faço esse convênio como forma de reconhecimento ao Estado”, disse.

Professores e estudantes presenciaram o anúncio do que vai ser um grande passo para treinamento esportivo, desenvolvimento profissional científico e detecção de talentos olímpicos e paralímpicos. O governador Teotônio Vilela parabenizou a Ufal e disse ser um orgulho receber o ministro que trouxe avanços para Alagoas.

O convênio

A assinatura do convênio significa que a Ufal fará parte da Rede Cenesp, programa do Governo Federal em parceria com a Secretaria Nacional de Esporte e os comitês Olímpico e Paralímpico braliseiros. Na primeira fase, o projeto vai garantir a construção de Pista de Atletismo, Campo de Grama Sintética para Futebol Feminino, Quadra Coberta e Quadra de Vôlei de Praia. Toda essa estrutura será montada no campus A. C. Simões, em Maceió.

Os recursos serão destinados ainda para melhorias da piscina e recuperação do ginásio. O campus do Sertão também vai ser contemplado com o convênio entre a Ufal e o Ministério do Esporte. No local, será erguido um Ginásio Poliesportivo para atender a demanda da cidade de Delmiro Gouveia e região circunvizinha.

“Quero destacar o esforço dos professores do curso de Educação Física nesse projeto que cumpriu as exigências do Ministério do Esporte. É uma grande conquista para nós”, comentou a professora Leonéa Santiago.

A previsão é que as obras sejam concluídas em 2016. O pró-reitor estudantil, Pedro Nelson, destacou a utilidade pública do complexo e a expectativa de inserir a Ufal nas Olimpíadas do Brasil, além de outros eventos que difundem o esporte local. “O convênio representa a recuperação do nosso parque esportivo que vai possibilitar a execução de projetos que atendem também aos alunos das escolas públicas de Alagoas. Nós temos grau de excelência para potencializar, treinar, burilar os meninos desde a infância até se tornarem atletas”.

Ex-aluno da Ufal, o ministro Aldo Rebelo relembrou a época e se mostrou orgulhoso de poder retribuir ao Estado uma contribuição ao esporte. “Eu aprendi coisas muito importantes na Ufal, que foi um berço de aprendizagem para minha vida e minha carreira, principalmente, a vida pública. Nós firmamos e formamos compromisso para a vida inteira. [Esse convênio] é uma homenagem ao curso de Educação Física”, disse.

Rede Cenesp

A Rede Cenesp é composta por centros de desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica na área do esporte, treinamento e aperfeiçoamento de atletas. Formada pelas estruturas físicas e administrativas, recursos humanos e materiais existentes nas Instituições de Ensino Superior, os Centros de Excelência Esportiva têm como objetivo detectar, selecionar e desenvolver talentos esportivos, especialmente nas modalidades olímpicas e paralímpicas.

A ideia é traçar perfis de performances nas diferentes modalidades esportivas e definir indicadores para o planejamento, controle e orientação de programas de treino. Como a rede está inserida em instituições de ensino, os estudos e pesquisas científicas e tecnológicas são ferramentas essenciais para o desenvolvimento do esporte, permitindo as atividades práticas dos cursos de graduação e pós-graduação.

Homenagem

Durante a solenidade que firmou o convênio entre a Ufal e o Ministério do Esporte, um alagoano de Água Branca recebeu uma homenagem do ministro Rebelo. O ex-jóquei Juvenal Machado foi aclamado por ter representado o Estado durante 31 anos em mais de quatro mil vitórias.

O protagonista do famoso bordão criado por Ernani Pires Ferreira, locutor oficial do Jóquei Clube do Rio de Janeiro durante 40 anos: "Lá vem o Juvenal” é considerado um dos maiores jóqueis da história do turfe brasileiro.