Ufal divulga lista de empresas aprovadas para pré-incubação

26/06/2012 06:48 - Educação
Por Redação
Image

A relação dos projetos aprovados para pré-incubação no Programa de Empreendedorismo da Propep foi divulgada no último dia 22 pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Seis projetos foram selecionados e três deles são lotados no Campus Arapiraca da Instituição

De acordo com Josealdo Tonholo, coordenador do Programa de Empreendedorismo da Universidade, essa é a primeira vez que projetos serão incubados nos novos campi da Ufal, atendendo à necessidade de ofertar esta possibilidade também no interior do Estado. “Com isso, daremos a oportunidade de estruturação de negócios emergentes vinculados aos cursos e atividades de pesquisa a quem não está em Maceió”, colocou.

Os projetos que participaram da seleção são resultado de atividades de pesquisa desenvolvidas na Universidade. Segundo Tonholo, a demanda de interesse pelo processo de incubação vem apresentando crescimento.

O coordenador do Programa de Empreendedorismo da Ufal explicou que, para empresas que estão começando, fazer parte de uma incubadora ajuda no crescimento do negócio. "O processo de incubação é muito importante na estruturação de uma empresa nascente que tem como motivação da criação o desenvolvimento de um novo produto ou serviço, assentados no conhecimento científico. Durante a incubação as empresas são motivadas para estruturar seus sistemas de gestão e a conhecer melhor o mercado, de forma a garantir que tenham um fluxo produtivo saudável e sejam bastante competitivas”, observou.

Arc In Line (Suplantação de projetos em arquitetura e urbanismo), Engesoft (Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes), Lúmen Web Sites (Construção de websites com finalidade comercial), Natural Fish (Beneficiamento de Pescado), PNS Desenvolvimento e Publicidade Web) e Sprintec (Desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis e redes sociais) foram os selecionados. Os projetos receberão suporte do Programa de Empreendedorismo da Ufal até que sejam transformados em empresas com personalidades jurídicas próprias, quando passarão a ser atendidos pela Incubadora de Empresas da Ufal (Incubal) ou Núcleo Espaço Gente.

“As empresas incubadas passam a contar com o apoio da Ufal e de todas as instituições parcerias que atuam em favor da inovação no estado de Alagoas como, por exemplo, o Sebrae, a Federação das Indústrias de Alagoas e a Fapeal. Estas instituições aportam seus selos de qualidade nas empresas beneficiadas, colocando um vasto leque de serviços à disposição dos novos empreendedores. Além disto, estes novos empreendimentos passam a dispor da ampla gama de possibilidades de financiamentos federais, como por exemplo, os recursos da Finep para subvenção econômica à inovação. Em função deste empenho institucional e do alto padrão de cobrança de desempenho dos empreendedores incubados, geralmente estes novos negócios tem muito mais chances de sucesso”, finalizou Tonholo.

A Raie

A Rede Alagoana de Incubadoras de Empresas e de Empreendimentos Inovadores (Raie) é um projeto financiado pelo Fundo Nacional de Financiamento Científico e Tecnológico (FNDCT), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Como meta geral, o objetivo da Raie é fomentar e induzir ações no campo do empreendedorismo e da incubação de empresas, passaportes para o desenvolvimento por meio de Ciência e Tecnologia (C&T), Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Inovação.

São beneficiários do Projeto Raie a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Centro Universitário Cesmac (Cesmac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Alagoas (AL Senai) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).