Exposição mostra importância da água no estado

Professores da Usina Ciência da UFAL desenvolveram trabalho que ficará exposto para visitantes na Biblioteca Central da Instituição

10/05/2012 12:09

A- A+

Marcos Filipe Sousa

Teorias sobre o caos planetário que a Terra pode sofrer com a escassez de água surgem todos os dias. Mas de que forma a diminuição dessa fonte de energia e vida afeta os alagoanos? Uma exposição da Usina Ciência ligada a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) mostra questões relativa a preservação e sustentabilidade da água em Alagoas.

A exposição montada na Biblioteca Central do campus A. C. Simões é o resultado de um projeto, coordenado pelos professores Tânia Maria Piatti e Reinaldo Augusto Ferreira Rodrigues, da Usina Ciência. “Mesmo que o aluno que passa por aqui leia só uma parte, já é um grande ganho. Qualquer minutinho olhando não é perdido, serve para a vida”, comentou a professora Tânia Piatti. Numa ampla pesquisa sobre a importância da água, os professores expõem dados sobre a transposição do rio São Francisco e a dimensão dessa riqueza no Estado de Alagoas.

De forma ilustrativa, conta a importância da água para a história no estado, quando as civilizações cresciam em torno dos grandes rios; a cultura, por meio de poemas, músicas e literatura; além da religião, como forte símbolo no batismo para os cristãos. "Somos conhecidos como Paraíso das Águas, estão devemos dar uma maior importância sobre o assunto", destacou a professora.

Esse projeto desenvolvido na Usina Ciência está disponível para ser exposto em escolas e instituições de ensino interessadas em levar o conhecimento aos alunos, com o objetivo de fortalecer a conscientização para a água como fonte de vida e de recursos naturais.

Os visitantes também podem obter dicas de atitudes sustentáveis como boas maneiras de economizar água nas simples tarefas cotidianas. De acordo com o trabalho, o mínimo de conscientização hoje, que tem apenas 2,5% de água própria para o consumo, é um reflexo positivo no futuro que a cada ano ganha cerca de 80 milhões de novos habitantes para consumir.

Con informações Ascom/ UFAL.

Primeira Edição © 2011