Governo apoia a realização de Congresso de Engenharia da Ufal

25/05/2012 14:24

A- A+

Assessoria

erca de 800 estudantes dos cursos de Engenharia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) conheceram os principais projetos na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e infraestrutura executados pelo Governo do Estado. Os temas foram debatidos, nessa sexta-feira (25), durante a abertura do 6° Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia (Conecte), em Maceió.

A abertura da solenidade contou com a presença do reitor da Ufal, Eurico Lôbo, que destacou a satisfação de reunir universitários para fomentar a discussão de temas importante para a formação profissional. “O Brasil precisa de um número de profissionais bem maior do que as escolas de engenharia podem colocar no mercado. E os novos profissionais já estão com as portas abertas quando saem das faculdades”, comemorou o reitor Eurico Lôbo, evidenciando o bom momento que o País e o estado de Alagoas vivem nesse segmento.

Familiarizado com o ambiente da academia, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e professor do curso de Engenharia Civil da Ufal, Eduardo Setton, apresentou as ações que Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti), realiza para contribuir para o desenvolvimento do Estado. De acordo com ele, as obras dos Polos Tecnológicos Agroalimentares de Arapiraca e de Batalha serão iniciadas em breve. Os polos vão atender às necessidades de serviços laboratoriais e tecnológicos dos produtores de mandiocultura e hortifruticultura, especificamente do município de Arapiraca, e dos produtores da bacia leiteira da região de Batalha.

Os dois polos receberão o valor de R$ 12 milhões para construção, reforma e aquisição de equipamentos laboratoriais , com recursos do Governo do Estado e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).

Com a forte atuação do Governo na captação de recursos de organismos internacionais e nacionais, Alagoas garantiu recursos pelo Banco Mundial e BNDES para a implantação do Polo Tecnológico da Informação, Comunicação e Serviços no início do próximo ano. Esse centro, segundo Setton, reunirá as incubadoras estratégicas e as empresas da área de TIC, o qual será consolidado com o desenvolvimento de projetos que envolvem programa de bolsas para recém-formados, rede de inclusão digital e modernização dos serviços púbicos.

O secretário Setton também citou que para atender o crescimento da cadeia produtiva da química e do plástico, setor fomentado pelo Governo, já foram iniciados os diálogos com as empresas locais e as âncoras, como a Braskem, para a implantação do Polo Tecnológico da Química, Plástico e Materiais. Esse projeto já recebe apoio direto da Federação das Indústrias de Alagoas, que doou uma área no Polo Governador Luiz Cavalcante, no Tabuleiro do Martins, para a construção do polo. Outro projeto em destaque é a elaboração de um Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas que terá a participação da academia e da sociedade em geral.

Logo depois, as obras estratégicas na área de infraestrutura foram destacadas pelo secretário Marco Fireman, como o Canal do Sertão; a expansão do projeto do VLT – Veículo Leve sob Trilhos -, que levará passageiros do Aeroporto Zumbi dos Palmares até o Centro da Maceió; as obras de saneamento; viaduto do Posto da Polícia Rodoviária Federal, e a construção da nova Rodoviária do município de Maceió, próximo ao aeroporto.

Primeira Edição © 2011