Conheça o ponto mais alto de Alagoas

Serra da Onça está situada no município de Feira Grande e foi estudada por alunos da UFAL

24/03/2012 13:30

A- A+

Redação

compartilhar:

O lugar mais alto de Alagoas, a Serra da Onça, serviu de cenário e de objeto de estudo para alunos de Geografia do Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O grupo da universidade realizou estudos sobre a movimentação de correntes, bem como análises de nascentes e classificação de nuvens.

O grupo constatou que a Serra de Santa Cruz não é o ponto mais elevado do território alagoano, como é amplamente divulgado. As análises feitas pela equipe comprovaram que o título de maior altitude do Estado pertence a Serra da Onça – área de difícil acesso e de árdua escalada para os aventureiros. “Nossa medição comprovou que a Serra de Santa Cruz possui 886 metros de altura. Já a Serra da Onça corresponde a 1.016 metros, ou seja, é a parte mais alta de Alagoas”, destacou o professor Fernando Pinto.

A Serra da Onça e suas tradições

Visto de quase todos os pontos de Mata Grande, um dos principais cartões postais do município é conhecido por, no passado, servir de abrigo para as onças. Lenda ou não, o lugar ficou conhecido como Serra da Onça. Ainda hoje, as histórias sobre o local são repletas de significados populares e crenças religiosas. Todos os anos, durante a Semana Santa, romeiros e curiosos de diferentes regiões do Brasil levam adiante a tradição de subir a serra e procurar o “banguê” – tubérculo agridoce encontrado entre as rochas.

Internet/ Blog Mata Grande

Com Ascom/ UFAL.
 

Primeira Edição © 2011