Teatro do Oprimido abre inscrições de curso para a comunidade acadêmica

28/03/2012 11:41

A- A+

O projeto VIDARTE, construindo diálogos através do Teatro do Oprimido, contemplado pelo Programa Vivência da Arte na UFAL, abre inscrições para curso teórico-prático de Teatro do Oprimido (TO) para estudantes da UFAL, contemplando também todas as categorias da comunidade acadêmica.

Serão disponibilizadas apenas 30 vagas, o prazo de inscrição vai até o dia 13 de abril. O início do curso será 17 de abril. Os participantes receberão certificados pela PROEST.
O Vidarte se propõe a implementar o TO na Universidade Federal de Alagoas como uma metodologia complementar à vivência acadêmica. Dessa forma, objetivamos sua utilização como instrumento para a construção de uma prática mais humanizada e horizontal nos diversos campos do conhecimento.

O TO é um instrumento para a Democratização dos Meios de Produção Cultural, com técnicas lúdicas e acessíveis, que facilitam a ação multiplicadora dando acesso a cada vez mais pessoas ao que chamamos de o inalienável direito à expressão artística.

Para nós que praticamos o TO, todo ser humano é artista, a Arte, como falar e andar, é capacidade inata ao ser humano, necessitando apenas ser exercitada. Todo ser humano possui potencialidades desconhecidas, que podem e devem ser redescobertas. O Teatro do Oprimido com seus jogos, exercícios e técnicas é um instrumento para isto.

Mesmo nas universidades, consideradas, em nossa sociedade, território do sabe, não estão livres do machismo, homofobia e racismo, dentre outras formas de opressão. Percebemos, então, a necessidade de inserir no ambiente acadêmico métodos como o Teatro do Oprimido (TO), que através de meios estéticos, principalmente o Teatro, implementa a prática do diálogo como instrumento para estudar as situações de conflito em busca de soluções possíveis, tudo ancorado sobre os princípios da Ética e da Solidariedade.

Dentro do processo criativo o sujeito e o grupo recriam, reelaboram suas vivências, assim percebem as várias possibilidades de transformar sua realidade no sentido da superação das opressões.

Além disso, ao oferecer um curso como este inserimos o diálogo na formação dos futuros profissionais como meio de resolução e mediação de conflitos. Desta forma os futuros profissionais formados pela UFAL estarão mais preparados para estabelecer relações de cooperação e intercâmbio de saberes, desconstruir preconceitos e serem agentes promotores da Cultura de Paz em seus ambientes de trabalho e na vida, favorecendo, ainda, o re-conhecimento e fortalecimento da identidade cultural universitária.

O curso acontece de 09 às 12h, todas terças a partir do dia 17 de abril com duração de 2 meses e meio, sendo ministrado por Jairon Santos e Udson Pinheiro, multiplicadores formados na metodologia pelo Centro de Teatro do Oprimido (CTO). Dentre as atividades estão contempladas as seguintes atividades:

* Prática de jogos, exercícios e técnicas teatrais do arsenal do método que desmecanizam os cinco sentidos, a memória e a imaginação;
* Leitura de textos e exibição de filmes sobre o TO;
*  Acompanhamento e análise das possíveis interações entre o TO e as diversas áreas do conhecimento propostas pelos participantes; e
* Criação e apresentações de espetáculo de Teatro-Fórum.

O local de realização, Espaço Cultural da UFAL ou no Campus A. C. Simões, será definido de acordo com o número de inscritos provenientes de cada um. As inscrições podem ser feitas na PROEST, ou através do e-mail projetovidarte@gmail.com.

Informações: 9675-4060 (Carol) / 8831-6005 (Udson).

Primeira Edição © 2011