07/11/2012 18h04 - Atualizado em 07/11/2012 18h04

Universidade Federal de Alagoas vai dar 25% das vagas a cotistas em 2013

Percentual é o dobro do índice mínimo previsto pela lei.
Aplicação já vale para quem entrar pelo Sisu em janeiro.

Do G1, em São Paulo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai reservar 25% das vagas para alunos para ingressantes cotistas no ano letivo de 2013. O percentual é o dobro do índice mínimo estabelecido pela lei das cotas para o ano que vem e corresponde à metade do que terá de ser contemplado até 2016. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (7) pela reitoria da Ufal. A aplicação já vale para quem entrar pelo Sistema de Seleção Unificada ( Sisu), em janeiro.

Quando a regra for implantada integralmente, em um curso com 80 vagas, 40 serão alvo da disputa geral, ampla concorrência, dos estudantes inscritos no Sisu.

As outras 40 serão divididas em sub-grupos, e a aplicação do percentual será acordo com os dados do IBGE sobre a população de negros, pardos e índios no estado. "No caso de Alagoas, a maioria dos afrodescendentes se declaram pardos, temos uma parcela de negros e um número ainda menor de índios, que agora também serão contemplados", relatou o pró-reitor de Graduação, Amauri da Silva Barros.

Para ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também o G1 Educação no Twitter e por RSS.

tópicos: