PUBLICIDADE

Campus vizinho de presídio acaba greve após promessa de segurança

4 out 2012 - 18h52
Odilon Rios
Direto de Maceió

Após acordo com alunos, professores e técnicos, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) confirmou no final da tarde desta quinta-feira o retorno das aulas, na próxima segunda-feira, no campus da cidade de Arapiraca, agreste do Estado. As aulas estão suspensas desde maio porque o campus fica vizinho a um presídio. Fugas e tiroteios - tendo como uma das rotas o campus da Ufal - fizeram a comunidade acadêmica decretar greve, exigindo a transferência da cadeia pública.

Em nota, a reitora em exercício, Rachel Rocha, afirmou que obras estão sendo realizadas para dar mais segurança aos alunos. "Na volta às atividades, a gestão central da Ufal vai estar presente no Campus Arapiraca para dar as boas-vindas aos alunos e servidores, dando apoio e discutindo questões acadêmicas que precisam ser encaminhadas. O novo calendário acadêmico será discutido na próxima semana e, em seguida, encaminhado para aprovação no Conselho Universitário", disse a reitora em exercício.

O acordo foi fechado por maioria dos votos dos professores, alunos e técnicos, em reunião na quarta-feira. Além do retorno das aulas, será formada e uma comissão para acompanhar o andamento das ações previstas em um termo de compromisso, assinado pelo governo estadual, no último dia 14 de setembro.

Entenda

Em maio, a comunidade acadêmica resolveu cruzar os braços por causa das fugas de presos, em especial uma no último 2 de abril, que causaram pânico e sensação de insegurança em toda a comunidade acadêmica do Campus Arapiraca, que fica vizinho à unidade prisional. Isso motivou a paralisação das atividades desde aquela data.

Aliado às ações do governo estadual, a gestão central da Ufal iniciou as obras de construção de muro que circunda o presídio, com 180 m por 6 m de altura, com recursos do Ministério da Educação (MEC). Outra medida será a implantação de um núcleo para desenvolver ações socioeducativas, visando ao processo de ressocialização dos detentos, com o objetivo de melhorar o relacionamento dos agentes penitenciários com o campus.

Fonte: Especial para Terra