Caso Sibele: família fornece material genético para exame de DNA

08/10/2012 09:55

A- A+

Assessoria

O Diretor do Instituto Médico Legal de Maceió, Luiz Mansur, recebeu na manhã de hoje, 08, Sueli Ferreira dos Santos, mãe da menina Sibele Ferreira dos Santos, de 8 anos, desaparecida no município de Pilar. O motivo foi para recolher amostras de material genético para fazer exame de DNA em uma ossada encontrada em um canavial no último dia 02 de outubro próximo a residência da família.

O diretor explicou para os familiares da menina a necessidade jurídica da realização do exame de DNA para identificar legalmente corpos encontrados em estado avançado de decomposição e ossadas. Mesmo a mãe reconhecendo peças de roupa próximo ao local onde os restos mortais foram encontrados, o subsídio não foi suficiente para a conclusão do laudo e emissão de documento para sepultamento.

Do IML a família foi encaminhada para o Laboratório de DNA Forense da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) chefiado pelo Dr. Luiz Antônio Ferreira da Silva. Peças de amostra retirada da ossada também foram deixadas no laboratório para confrontar com o material recolhido da família.

“O exame é rápido, será utilizado um cotonete de cabo comprido conhecido como swab que é inserido na cavidade oral de um familiar em primeiro grau para recolher a amostra de DNA. E esse material é confrontado com a amostra da ossada”, afirmou Mansur.

O resultado do exame deverá ficar pronto no prazo de 30 dias enquanto isso a ossada permanecerá guardada no IML de Maceió. Saindo o resultado positivo, confirmando que os restos mortais são mesmo da menor Sibele, será emitido o atestado de óbito e o corpo será liberado para a família realizar o sepultamento.

Primeira Edição © 2011