Universidades alagoanas ficam nas últimas posições em avaliação

03/09/2012 05:42 - Educação
Por Redação
Image

Uma pesquisa feita junto às universidades espalhadas por todo o país, mostrou números alarmantes para o ensino superior em Alagoas. O RUF (Ranking Universitário Folha), produzido pelo site “Folha”, avaliou 191 universidades e colocou as universidades alagoanas em posições inferiores no ranking.

O Instituto DataFolha entrevistou 597 pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e avaliou dados como qualidade de ensino, avaliação de mercado e indicador de inovação.

Foram avaliadas 191 universidades, mas diante de alguns empates, 188 posições foram distribuídas. As universidades alagoanas não tiveram uma boa avaliação e ficaram na parte baixa da pesquisa.

A melhor colocada foi a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que ficou na 36ª posição. Na qualidade ensino, a Ufal ficou nota zero, 41,5 na qualidade de pesquisa, 8,86 na avaliação de mercado e 2,5 nos indicadores de inovação, alcançando uma nota total de 52,86.

A Universidade Estadual de Ciencias da Saúde de Alagoas (Uncisal), ficou ainda mais distante das melhores posições. Zero na qualidade de ensino, na qualidade de pesquisa a Uncisal alcançou 12, 06 e zerou na avaliação de mercado e indicadores de inovação, acumulando uma nota total de 12,06.

Nas últimas posições, ficou mais uma instituição de ensino de Alagoas. A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), que vem sendo alvo de polêmicas, foi avaliada como uma das piores do país, com zero na qualidade de ensino,0,25 na qualidade de pesquisa, 1,51 na avaliação de mercado e zero nos indicadores de inovação, finalizando com uma nota total de 1,76.

A pesquisa mostrou a liderança da Universidade de São Paulo (USP), com 19,68 na qualidade de ensino, 54,38 na qualidade de pesquisa, 19,78 na avaliação de mercado e 4,95 nos indicadores de inovação.

Na última posição, a Universidade Estadual de Roraima (UERR), que somou 0,29 na qualidade de pesquisa e zerou na qualidade de ensino, avaliação de mercado e indicadores de inovação.