Ufal desenvolve estudo inédito no país sobre mobilidade sustentável de turistas durante a Copa do Mundo

15 abr 2013 - 14:59


O estudo se dará no Polo Turístico Costa dos Corais, em Alagoas, pela pesquisadora Acácia Malhado com etapa intermediária durante a realização da Copa das Confederações

Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

O vai e vem de turistas em qualquer país sede de Copa do Mundo é uma realidade e comum ao evento desse porte. Imagine no Brasil, conhecido como “País do Futebol” ou “Pátria de chuteiras”, que tem na modalidade esportiva verdadeira paixão. Para alguns, o futebol é considerado religião, para outros, arte. É visível a grande expectativa do torcedor brasileiro para 2014. Depois de mais seis décadas, o país volta a sediar pela segunda vez o evento. Mas, um diferencial marcará no campo da ciência a próxima Copa do Mundo e destacará a Universidade Federal de Alagoas no cenário nacional nas áreas de Geografia Humana e Turismo agregando mobilidade e desenvolvimento sustentável.

Dentro do Programa de Pós-Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas, a pesquisadora Acácia Malhado desenvolverá durante o evento um estudo inédito no país para o pós-doutorado que realiza, tendo como estudo de caso a mobilidade sustentável de turistas no Polo Costa dos Corais, em Alagoas. Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (Minas Gerais) e pesquisadora do CNPq, Acácia fez o doutorado na Alemanha enfocando a mesma temática e o trabalho de campo se deu durante a Copa do Mundo na África do Sul, em 2010.

Na Ufal, o estudo científico tem como tema “Transportando Turismo para a Sustentabilidade – Análise da percepção, atitude e comportamento dos turistas e residentes para fomentar políticas públicas sustentáveis para a mobilidade na Copa do Mundo de 2014”. Serão alvo da pesquisa os municípios de Maceió, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi.

“O estudo tem como objetivo principal oferecer diretrizes e soluções, principalmente para a formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas ao gerenciamento da mobilidade e sustentabilidade de turistas brasileiros e estrangeiros que virão ao mundial”, afirma Acácia Malhado.

O orientador do pós-doutorado de Acácia é o professor Lindemberg Medeiros de Araújo, do Instituto de Geografia e Meio Ambiente (Igdema) e envolverá alunos da graduação, oportunizando uma experiência inédita para aperfeiçoamento e conhecimento sobre a condução de estudos em Geografia Humana e Turismo.

“O Polo Costa dos Corais além da vizinhança com o Estado de Pernambuco, cuja capital Recife será uma das cidades – sede, tem também características semelhantes às de dezenas de lugares turísticos ao longo da zona costeira nordestina. Além do mais, Maceió será uma área de treinamento e de circulação de turistas (brasileiros e estrangeiros), havendo também a proximidade geográfica com as demais cidades – sede que são Fortaleza, Natal e Salvado”, diz Acácia Malhado ao justificar a importância do trabalho para o desenvolvimento também regional.

Benefícios do turismo

O Turismo é uma das principais atividades socioeconômicas da região Nordeste e além do turismo de lazer, o turismo de eventos vem ocupando algum espaço na região. “Por um lado, o turismo, tanto de eventos como de outras modalidades, tem um grande impacto na economia local, regional e nacional. No entanto, cada vez mais, vem sendo obrigado a respeitar determinados critérios ambientais”, frisa.

O turismo de eventos gera concentrações elevadas de tráfego no espaço e no tempo, que intensificam os problemas de tráfego já existentes na maioria das cidades brasileiras. O que inviabiliza alcançar o desenvolvimento sustentável do turismo, impedido pelo alto uso do transporte privado pelo turista e pelas emissões de gases na atmosfera, resultantes destas viagens.

O Polo Costa dos Corais abrange 11 municípios e beneficia quase um milhão de pessoas, e a maioria tem no turismo a principal atividade econômica. “A acessibilidade e mobilidade são essenciais para o turismo. Sua sustentabilidade em longo prazo depende, em última análise, do apoio público e político continuado, com base em conhecimentos científicos adequados constando de diretrizes e soluções para implantação de políticas públicas nessa área”, diz Acácia Malhado.

A pesquisadora adianta que para atingir o objetivo esperado, é fundamental avaliar as atitudes e expectativa dos turistas e comunidades locais em relação ao turismo; assegurar que as estratégias no gerenciamento da mobilidade são compatíveis aos valores e opiniões dos turistas e comunidades locais; e educar os turistas e comunidades locais sobre a finalidade do turismo sustentável.

Copa das Confederações

Para a Copa do Mundo no Brasil mais de R$ 25 bilhões serão investidos em aeroportos, estádios e novos sistemas de transportes nas 12 capitais das cinco regiões que receberão o evento, para adequar a infraestrutura das cidades aos milhares de turistas que virão. As cidades-sedes do mundial são: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O estudo inédito no país a ser realizado pela pesquisadora Acácia Malhado terá duração de um ano e contará com a coleta de dados, durante a Copa das Confederações no Brasil, a se realizar de 15 a 30 de junho próximo. Nesse evento, Recife também será cidade – sede, assim como Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Para o estudo preliminar os pesquisadores desenvolverão atividades nos aeroportos de Maceió e de Recife e nos municípios do Polo Costa dos Corais, alvos da pesquisa.

“Compreender e avaliar os impactos que os megaeventos desencadeiam nas comunidades locais é importante a fim de formular políticas que contribuem para se alcançar e manter a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo da indústria do turismo”, considerou Acácia Malhado.

Por Ascom UFAL

Comentários