Vereadores debatem presença da PM na Ufal

04 abr 2013 - 09:30

Foto: SINTUFAL

A proposta de construção de uma base comunitária da Polícia Militar dentro do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi debatida na Câmara Municipal de Maceió na sessão desta quarta-feira (3). Segundo o vereador Guilherme Soares (PSOL), o reitor Eurico Lôbo teria afirmado que vai pedir a presença da PM no local para rondas e abordagens ostensivas com o intuito de reduzir a violência. O vereador Silvânio Barbosa (PSB) foi quem iniciou o debate e declarou que é favorável à iniciativa para garantir mais segurança à comunidade acadêmica e às milhares de pessoas que circulam na Ufal diariamente.

Por outro lado, a vereadora Heloisa Helena (PSOL) – que assim como Guilherme Soares, é professora da Ufal – foi contrária ao possível convênio e disse que a universidade pode contribuir muito mais desenvolvendo ações sociais com a comunidade, inclusive, dentro do sistema prisional – que fica ao lado do campus. Ela reforçou que existem centenas de estudantes que estão aptos a contribuir com a melhoria e a reinserção dos reeducandos. Heloisa disse ainda que não foi a presença do presídio ao lado da Ufal que contribuiu para o aumento da violência.

Silvânio Barbosa alertou que a situação está completamente fora de controle. “Maceió é uma cidade violenta, assim a Ufal também está sofrendo com a violência”, desabafou Silvânio. Ele recebeu apoio do vereador Guilherme Soares, que falou na necessidade urgente da realização de um convênio como o feito pela Universidade de São Paulo (USP) para que a Polícia Militar inicie o patrulhamento ostensivo dentro da universidade.

Ainda segundo o vereador Guilherme Soares, atualmente, a circulação de viaturas da Polícia Militar é permitida dentro de todos os campi da Ufal, mas segundo a PM, só é feita se for solicitada. Mesmo assim, no entorno a ronda ostensiva segue sendo feita, mas o acesso à universidade é livre e sem restrições. O vereador informou ter sido informado pelo reitor Eurico Lôbo de que a Ufal também prepara um processo de licitação que vai aumentar o efetivo de vigilantes patrimoniais.

Por Assessoria