Defesa Social anuncia ações de Segurança para a região da Ufal

09/04/2013 12:04 - Maceió
Por Assessoria

Dentro das novas ações de combate à criminalidade direcionadas à parte alta de Maceió, a Defesa Social irá reforçar o policiamento preventivo e ostensivo na região da Cidade Universitária, que engloba vários bairros e conjuntos residenciais do bairro do Tabuleiro. Será implantada uma Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) no entorno da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) assim como o policiamento ostensivo da Ronda Escolar.

As medidas de segurança foram anunciadas nesta segunda-feira (8) pelo secretário Dário Cesar durante encontro com o reitor da Ufal, Eurico Lobo. Na ocasião, foi discutido também o policiamento ostensivo na parte interna do campus universitário, que passará a ser realizado por guarnições do Ronda Escolar.

Segundo a Defesa Social, a região da Cidade Universitária será contemplada também com uma Aisp a ser instalada onde funciona atualmente o Batalhão de Policiamento de Guarda (BPGd), que fica ao lado da universidade. No local, a Aisp contará com uma unidade da PM e uma delegacia de polícia.

“Precisamos reforçar as ações policiais, principalmente, nas áreas com maior índice de criminalidade, para que a sociedade tenha a sensação de segurança”, disse o secretário, lembrando que Alagoas foi o estado que conseguiu alcançar o maior índice de redução de homicídios. No primeiro trimestre deste ano, houve uma diminuição de 6,85% de mortes violentas em relação ao mesmo período de 2012.

Na reunião, Dário Cesar sugeriu ao reitor da Ufal medidas complementares para reforçar a segurança dentro do campus universitário, como guarda armada e sistema de videomonitoramento com tecnologia avançada.

“Hoje, a comunidade acadêmica vê a necessidade da presença ostensiva da PM para reforçar a segurança dentro do campus”, disse o reitor Eurico Lobo, solicitando que o policiamento seja intensificado no período das 10hs até as 22 hs.

Presídio - Na ocasião, o secretário da Defesa Social convidou o reitor para visitar as obras do novo Presídio do Agreste, que está sendo construído no município de Craíbas. Dário Cesar informou que a visita está prevista para a próxima semana.

Com 800 vagas, o presídio já está com metade das obras concluídas, devendo ficar pronto em julho. Em agosto, o Estado pretende entregar o prédio do atual presídio de Arapiraca à Ufal.