Empresa conclui reformas em salas e necropsias serão feitas a partir de segunda no CCBi

02/04/2013 08:54 - Maceió
Por Anna Cláudia Almeida e Vanessa Siqueira

A partir da próxima segunda-feira (08) os exames de necropsias começarão a ser feitos no Centro de Ciências Biológicas (CCBi), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), localizado ao lado da atual sede do Instituto Médico Legal de Maceió, no bairro do Prado. A confirmação foi dada após uma reunião, na manhã desta terça-feira (02), convocada pelo Ministério Público Estadual (MPE) onde a empresa responsável pelas obras de reforma no prédio garantiu entregar duas salas que serão destinadas a realização dos exames.

O representante da Elo Engenharia, Fernando Nanes, confirmou que na segunda duas áreas estarão finalizadas, locais onde os médicos-legistas poderão realizar os exames cadavéricos, sem a necessidade de que os corpos sejam encaminhados ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) ou ao IML de Arapiraca. “São dois ambientes, uma deles numa área aberta adaptada para exames em corpos em estado de decomposição. Já a outra sala será para os exames de necropsia, voltando tudo a ser feito na capital”, colocou.

As obras no CCBi tiveram início em outubro do ano passado e foram orçadas pela Secretaria de Defesa Social no valor de R$ 724 mil. No entanto, a necessidade de reformulação no projeto, alguns aditivos foram solicitados somando mais R$ 401 mil. Segundo a empresa, a demora na conclusão das obras ocorreu devido o atraso no repasse desses valores.

A empresa também confirmou que em 40 dias haverá a conclusão das obras em outras três salas, finalizando totalmente os serviços no prédio que servirá como ambiente de trabalho dos profissionais do IML enquanto a sede definitiva do instituto [que será localizada no Tabuleiro do Martins] não seja concluída. Com isso, os exames de corpo de delito que estão acontecendo a alguns meses no Hospital Sanatório, no bairro do Farol, serão realizados em salas no CCBi.

Prazo para conclusão do novo IML

Durante o encontro, intermediado pelo Procurador Geral da Justiça, Sérgio Jucá, a Serveal confirmou que o novo prédio do IML, em Maceió, ficará pronto no prazo de um ano. Segundo o órgão, as obras foram retomadas e estão na fase de demarcação do terreno.