Fapeal faz avaliação positiva do incentivo ao 1º Alagoas Caiite

29/04/2013 11:06 - Educação
Por Assessoria

Para promover um evento como o 1º Alagoas Caiite é preciso firmar parcerias eficientes que apoiam a organização. Pensando em montar uma estrutura que une os conceitos de integrar e compartilhar, a Universidade Federal de Alagoas contou com a importante colaboração da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) na realização do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia, junto com outras instituições.

Entusiasmada com a parceria, a diretora presidente da Fapeal, Janesmar Cavalcanti, conta que desde a construção da ideia, sempre assentiu o investimento da fundação no evento. “A concepção de unir todas as instituições de ensino superior em torno de uma ideia de congregar seus trabalhos acadêmicos e suas pesquisas, fora dos muros das universidades é o que nos fez acreditar no Caiite. O retorno disso é a partir do momento em que coloca à disposição da sociedade o conhecimento, as informações que antes não estavam fáceis de serem adquiridas, então esse é um ganho enorme”, destacou.

O apoio da Fapeal não se limitou à parte estrutural, a equipe se engajou e programou uma gama de atividades. “Dentro da sala Pitanga nós tivemos uma programação extremamente intensa, cujo o objetivo foi extrair produtos de cada uma das mesas temáticas que sejam úteis no caminhar e no avanço das atividades da própria fundação. Então nós estamos trouxemos nomes técnicos e políticos dos Ministérios, do CNPq e da Capes para, junto com os professores das universidades e da própria fundação, discutir como melhorar o sistema de interface entre governos federal, estadual e universidades, ou seja, o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado de Alagoas”.

Fapeal nas redes sociais

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas financia, atualmente, 478 bolsas de mestrado, doutorado, e iniciação científica. O agradável estande montado no 1º Alagoas Caiite foi a base da equipe que interagiu com os visitantes do congresso e também com os bolsistas antenados nas redes sociais, para incentivar a participação nas atividades oferecidas.

“Distribuímos uma camisa com o nome ‘Sou bolsista Fapeal’ para todos os bolsistas que acessaram o Facebook e curtiram a nossa página. Foi uma forma da gente socializar e induzir a um processo de acessibilidade salutar que vai, com certeza, repercutir na melhoria dos trabalhos da fundação”, comentou Janesmar Cavalcanti. Já na expectativa para uma próxima edição do Caiite, a diretora reafirmou a boa relação entre a Ufal e a Fapeal, com o intuito de construir eventos de qualidade para oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral.

“Historicamente a Fapeal foi criada por professores dos cursos que hoje são os grandes e maiores programas de pós-graduação, como Física e Química, então essa parceria é muito forte há mais de 20 anos. E nós esperamos que no próximo ano o evento se fortaleça, se solidifique ainda mais. É um desafio e, eu reconheço a boa condução da vice-reitora Rachel Rocha, porque, realmente, não é fácil essa integração em função da abordagem de conhecimento voltada para toda a sociedade do Estado”, enfatizou.