Sem fraudes: novo cartão de ônibus só poderá ser utilizado pelo titular

08/04/2013 12:58 - Maceió
Por Gabriela Flores
Image

Com o objetivo de combater a evasão e a fraude, a Associação dos Transportadores de Passageiros do Estado de Alagoas (Transpal) está efetuando até o final de abril, o cadastramento biométrico de estudantes e pessoas portadoras de deficiência. O Cartão Bem Legal “é de uso exclusivo do titular e em caso de roubo ou extravio não poderá ser utilizado por terceiros”, destacou o coordenador da Transpal, Toni Melo.

O usuário ao entrar no transporte coletivo irá passar o cartão e no visor do validador irá aparecer o desenho de uma mão que indicará o dedo cadastrado no sistema. “O passageiro irá passar o dedo no equipamento que automaticamente irá liberar a catraca”, afirmou Melo.

Segundo dados da Transpal o total de usuários a serem recadastrados nesta fase é de aproximadamente 90 mil pessoas. Desse total só estão registrados 32 mil usuários, que equivalem a 30% do total, faltando 58 mil registros que devem ser concluídos até o final do mês.

“A medida irá impedir o uso indevido do cartão. Numa fiscalização feita pelo órgão durante 90 dias foram identificados mais de mil cartões com utilização indevida. Com o reconhecimento térmico digital, o benefício será concedido unicamente ao titular do cartão”, destacou o coordenador da Transpal.

As pessoas que ainda não se cadastraram podem ir ao posto da Transpal na Buarque de Macedo ou nas unidades alocadas no prédio do cadastramento Bolsa Família, na prefeitura comunitária do Benedito Bentes e na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Para efetuar o cadastramento biométrico o titular deve comparecer aos postos de atendimento levando o  cartão da Transpal e o documento de identidade

A próxima etapa será efetuar o recadastramento dos usuários idosos. “Apesar de não pagarem passagens, o cadastro biométrico irá proporcionar que eles passem pelas catracas e possam também se acomodar em cadeiras vazias que existam em qualquer parte do coletivo”, comentou o coordenador da Transpal.

“Até 2013 todos os usuários do transporte coletivo de Maceió devem estar cadastrados, evitando assim a evasão e proporcionando maior segurança ao usuário”, destacou Toni Melo.

Your alt text