Ufal e Iphan firmam cooperação para projetos em Alagoas

10/04/2013 07:02 - Educação
Por Assessoria

O reitor da universidade Federal de alagoas, Eurico Lôbo, assinou na última segunda-feira, 8, um termo de cooperação com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. O documento significa estreitar as parcerias já firmadas entre os dois órgãos e a iniciativa de novos projetos que serão desenvolvidos em Alagoas.

Ao assinar o termo, a presidente nacional do Iphan, Jurema Machado, comentou a importância de alinhar as parcerias. “Nós precisamos de projetos de desenvolvimento físico que funcione com vitalidade e, é essa a capacidade que a Ufal tem na recuperação do patrimônio histórico”, disse.

A ideia principal é unir o conhecimento técnico e utilizar os recursos destinados à preservação da cultura do estado de Alagoas. O primeiro projeto a ser executado será a ativação de um albergue estudantil na cidade de Penedo. “Vai funcionar como um laboratório de extensão do curso de Turismo onde será possível levar um ônibus com cerca de 40 alunos de escolas que possam ficar no local e conhecer o patrimônio histórico da cidade. O albergue vai se tornar um edifício voltado para a educação patrimonial de jovens escolares”, explicou Sandro Gama, chefe da Divisão Técnica do Iphan.

Ainda em Penedo, paralelamente à revitalização do Cine Penedo, o prédio histórico vai servir de espaço para a prática de atividades voltadas ao cinema digital, com salas de aula e laboratórios que atenderão também à comunidade acadêmica, sob gestão da Ufal. “Esse apoio é importantíssimo no sentido de garantia da preservação ddos prédios que a Universidade pode lançar mão ao utilizá-los como base das suas atividades, ressaltou o professor Sérgio Onofre, diretor do Espaço Cultural.

A recuperação e preservação dos patrimônios material e imaterial do Estado é um trabalho já engajado por professores, pesquisadores e alunos mas o termo de cooperação assinado com o Iphan também é uma oportunidade de pensar na formação e capacitação de quem se interessa pela área. “Temos a ideia de criar um curso de especialização a ser ofertado pela Ufal com o apoio do Iphan e, todo o trabalho que é desenvolvido com essa parceria tem toda a autoridade, cuidado, técnica e zelo necessários nos espaços que trazem, além da arquitetura, os valores históricos que estão incorporados. E de forma mais efetiva, é um retorno para o próprio Estado”, destacou o reitor Eurico Lôbo.