Ufal se prepara para iniciar o ano letivo 2013

13/04/2013 01:00 - Educação
Por Assessoria

Vias e canteiros limpos, árvores podadas e espaços mais iluminados. Assim os alunos novatos e veteranos, que iniciam o primeiro semestre letivo de 2013 nesta segunda-feira, 15, vão encontrar o Campus A. C. Simões, com ambiente mais acolhedor e promotor de ações administrativas e acadêmicas.

As ações preventivas de serviços gerais contaram com a parceria da Prefeitura de Maceió. Segundo o superintendente de Infraestrutura, Roberto Barbosa dos Santos, essa organização do campus estava programada para contemplar todas as unidades acadêmicas e espaços administrativos,  a depender das necessidades, visando principalmente, o bem-estar e  a própria segurança da comunidade universitária.

“Para as ações do Campus A. C. Simões, contamos com a parceria da Superintendência de Iluminação de Maceió (Sima) e Superintendência de Limpeza Urbana(Slum). Lâmpadas queimadas foram substituídas e um dos espaços que recebeu refletores foi o bloco de salas de Aulas (BSA), que fica próximo da Faculdade de Letras (Fale) e Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac). Priorizamos com iluminação o canteiro principal do campus, onde a circulação de pessoas é permanente  durante os três horários”, enfatizou Roberto Barbosa.

A Sinfra  já dispõe de um calendário de ações administrativas voltadas à estruturação do espaço universitário, que será desenvolvida a partir do segundo semestre. Dentre as ações está a realização de obras de acessibilidade adequadas, como rampas para cadeirantes contemplando as vias paralelas à via central do campus.

Ações acadêmicas

Para contribuir com a formação de alunos da graduação, a universidade disponibiliza nesse primeiro semestre letivo, 110 vagas para o curso de inglês, 90 vagas para o idioma Espanhol e 40 vagas para Língua Portuguesa. De 15 a 19 próximo, estão abertas as inscrições e os cursos são gratuitos. A ação acadêmica integra o Projeto Casas de Cultura no Campus e envolve as pró-reitorias Estudantil  e de Extensão e Faculdade de Letras (Fale).

As inscrições destinam-se a alunos de todos os cursos de graduação e os interessados devem imprimir e preencher ficha de inscrição disponível no endereço eletrônico. O formulário deve ser entregue na coordenação da Fale.

Para alunos veteranos é exigida a entrega do formulário acompanhada de cópia do Histórico Escolar da graduação. Para alunos matriculados nesse primeiro semestre é necessário apresentar o Histórico Escolar do Ensino Médio.

Ações de Segurança

Com a crescente onda de violência na cidade e o registro de ocorrências no Campus A. C. Simões, a segurança à comunidade acadêmica se tornou uma das prioridades da gestão. Para  essa finalidade, na última semana o reitor Eurico discutiu a problemática com o secretário de Estado da Defesa da Defesa Social, Dário César e pediu apoio para as ações preventivas.

Dentre as estratégias definidas estão a ronda permanente de uma viatura do Batalhão Escolar da Polícia Militar, principalmente em horários considerados mais críticos, como à tarde e à noite, e posteriormente o aumento de número do efetivo das rondas. Também ganhará reforço policial a região do entorno ao Campus A. C. Simões.

Outra ação anunciada pelo secretário Dário César é a instalação de uma Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), onde atualmente funciona o Batalhão de Policiamento de Guarda (BPGd), que fica ao lado do campus.