01/04/2013 09h06 - Atualizado em 01/04/2013 09h06

Universitários cobram conclusão do novo restaurante da Ufal

O novo restaurante universitário deveria ter sido entregue há um ano.
Ufal alega que houve atraso no processo de licitação.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem cerca de 20 mil alunos no Campus Maceió, mas o atual restaurante da universidade fornece cerca de 1100 refeições no almoço e de graça. Nesse horário somente os estudantes bolsistas que foram selecionados de acordo com a vulnerabilidade social, tem acesso ao refeitótio e mesmo assim reclamam. Rafaella Borges frequenta o local três dias na semana mas nem sempre tem vaga.

"Tem dia que a pessoa chega e não tem lugar, aí tem que ficar esperando mesa e até mesmo prato, garfo e faca", diz a estudante.

Os alunos que não são bolsistas se queixam de não poder frequentar o restaurante. "Todos os universitários deveriam ter direito. Eu no começo do semestre fui perguntar quando haveria cadastro eles disseram que lá pra maio", diz o estudante Anderson Sampaio.

A universidade reconhece que o atual restaurante não tem estrutura para atender a todos os estudantes. O novo restaurante universitário deveria ter sido inaugurado há um ano. Houve atraso no processo licitatório e o prédio só foi entregue agora. Mas mesmo assim o restaurante ainda não vai poder funcionar.

O pró-reitor, Pedro Nelson, explica que ainda faltam comprar os equipamentos e que isso demanda tempo, mas ele espera que em maio o restaurante esteja funcionando.

O novo restaurante fica nos fundos do campus da Ufal e vai ter capacidade para três mil pessoas. De acordo com pró-reitor, haverá uma nova triagem para que mais alunos sejam beneficiados com as refeições gratuitas, mas toda a comunidade universitária terá acesso ao local.

"O aluno que não tiver nessa condição de gratuidade pagará uma taxa para ter direito ao acesso ao restaurante. Ele deverá se cadastrar esse cadastro vai ser on line e a partir daí poderemos atender também aos servidores técnicos e aos professores, pagando naturalmente uma taxa". cnclui.

tópicos: