Ufal realiza curso de multiplicadores de educação no trânsito

13 ago 2013 - 18:07

O 2º curso de multiplicadores de educação no trânsito é uma iniciativa do Grupo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Humano da Faculdade de Medicina da Ufal e acontecerá entre os dias 27 de setembro e 26 de outubro, sempre nas sextas-feiras, das 13h30 às 17h30 e aos sábados das 8h às 12h. Serão oferecidas 50 vagas para estudantes da universidade que atuarão como educadores em ações preventivas aos acidentes de trânsito.

Segundo a vice-coordenadora do grupo, Rejane Rocha, a ideia de estudar sobre educação para o trânsito surgiu do interesse dos próprios alunos que participam do projeto e atuam como monitores durante as aulas. “Temos dois bolsistas que com os instrutores, profissionais do Detran, Sesau e SMTT, trabalham na formação de multiplicadores”, conta.

O primeiro curso formou 32 alunos da Universidade. Para Rejane, é uma boa oportunidade de capacitação e multiplicação de conhecimentos. “Com a chegada do mês de setembro, mês nacional do trânsito, os alunos que terminam o curso podem trabalhar nos seminários, blits e eventos em escolas promovidos pelo próprio grupo de atenção à saúde compartilhando o que aprenderam”, explica.

As aulas são teóricas e práticas, com certificado de 60 horas, sendo 40 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas. Os instrutores trabalharão com os participantes temas como segurança de trânsito, legislação, regras de circulação e DPVAT, sinalização, mobilidade, fiscalização de trânsito e primeiros socorros. Somente podem participar do curso alunos matriculados e com disponibilidade de horário. As inscrições podem ser realizadas por e-mail: É só enviar o comprovante de matrícula para o endereço: multiplicadores.transito@hotmail.com

Ascom/Ufal