14/08/2013 11h04 - Atualizado em 14/08/2013 11h04

Cinco bebês morrem com suspeita de contaminação no HU de Alagoas

Recém-nascidos morreram com quadros clínicos similares.
Hospital Universitário investiga se houve contaminação por bactéria.

Natália SouzaDo G1 AL

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes. (Foto: Divulgação/Ascom)Dois bebês estão isolados nos leitos da UTI neo-
natal do HU. (Foto: Divulgação/Ascom)

Cinco bebês recém-nascidos morreram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Universitário (HU) Professor Alberto Antunes, na última semana em Maceió. De acordo com uma funcionária que preferiu não se identificar, a suspeita é de que uma bactéria teria contaminado os leitos e provocado a morte dos bebês. Apesar de afirmar que as crianças morreram apresentando quadros clínico similares, o hospital ainda não confirma a causa dos óbitos.

De acordo com a assessoria de comunicação do HU, foram registradas duas mortes na terça-feira (6), duas na quarta-feira (7) e uma no último sábado (10). "Os recém-nascidos eram prematuros e estavam abaixo do peso adequado", afirmou.

Ainda segundo o hospital, estão sendo realizados exames de hemocultura com o objetivo de detectar o agente causador das mortes. Dois bebês que estavam próximos às vítimas estão isolados em leitos da UTI. "Por precaução, o Setor de Serviços e Controle de Infecções Hospitalares resolveu isolar os dois bebês em seus leitos para evitar que outros venham se contaminar, em caso de contágio", informou a assessoria.

O HU possui 10 leitos na UTI neonatal e além dos dois que estão isolados, os outros oito estão funcionando normalmente. "Quando pacientes precisam ficar internados na UTI e os 10 leitos estão ocupados, estamos encaminhando a outras maternidades que sejam conveniadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", informou o hospital.

À reportagem do G1, médicos da Maternidade Nossa Senhora da Guia, localizada no bairro do Poço, afirmaram que quando tentam encaminhar gestantes de alto risco ao HU, eles retornam por falta de vaga.

tópicos: