13/08/2013 10h28 - Atualizado em 13/08/2013 10h47

Convênio pretende melhorar serviços no Hospital Universitário de Alagoas

Parceria entre Estado, Município e Ufal foi firmada na manhã desta terça.
Serão investidos mais de R$ 6 milhões para implantar melhorias no HU.

Do G1 AL

Hospital Universitário está com carência de profissionais. (Foto: Divulgação/Assessoria)Poder público e Ufal firmam parceria para melhorar
serviços no HU. (Foto: Divulgação/Assessoria)

Uma parceria firmada na manhã desta terça-feira (13) entre o Governo do Estado, Município e Universidade Federal de Alagoas (Ufal) pretende garantir melhorias no atendimento no Hospital Universitário (HU).

O acordo tem como objetivo disponibilizar ações e serviços de melhoria na atenção à saúde, o acompanhamento dos indicadores de gestão hospitalar, políticas públicas do SUS, de vigilância em saúde e de atividades educacionais e pesquisa. Para as medidas anunciadas serão investidos R$ 6.122.706,72.

A cooperação pretende, ainda, aumentar a oferta e a melhoria da atenção em especialidades como oncologia, oftalmologia, materno infantil e radiodiagnóstico na capital. O instrumento estabelece a meta de disponibilizar no HU 18 leitos de oncologia, sendo 10 de retaguarda para intercorrências de pacientes vindos do Hospital Geral do Estado (HGE).

Além disso, o hospital terá que realizar, mensalmente, 258 biópsias, 326 tomografias, 166 ressonâncias magnéticas, 1.387 ultrassonografias e 231 cirurgias oftalmológicas de média e alta complexidade. O documento prevê ainda a contratação de 134 profissionais.

“O HU é uma unidade de extrema importância para a organização da saúde na capital. É o único hospital na parte alta da cidade, que futuramente irá contar com o Hospital do Tabuleiro do Martins. Esse Termo de Compromisso irá fortalecer ainda mais um trabalho de melhoria para a saúde da população, além de colaborar para um melhor funcionamento do HGE”, disse o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, em entrevista à Assessoria de Comunicação da Sesau.

tópicos: