04/08/2013 18h32 - Atualizado em 04/08/2013 18h32

Doutorandos em arquitetura retratam abandono de mirantes em Maceió

Intervenção fez parte de trabalho do curso de arquitetura da Ufal.
Grupo cercou o Mirante de Santa Terezinha com um cordão de isolamento.

Do G1 AL

A má qualidade de espaços abertos destinados ao público em Maceió. Esse foi o tema abordado por alunos do curso de arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em uma intervenção realizada em três mirantes de Maceió.

Doutorandos da Ufal registram lixo e entulho em mirantes.  (Foto: Jonathan Lins/G1)Doutorandos da Ufal registram lixo e entulho em mirantes. (Foto: Jonathan Lins/G1)

A turma de doutorado, composta por nove alunos, se dividiu em três grupos para realizar o trabalho de conclusão da disciplina Ateliê e Cidades, ministrada pelos professores Maria Angélica da Silva e Leonardo Bittencourt. Cada um ficou responsável por um espaço. Os mirantes de Santa Terezinha e São Gonçalo, no Farol, e o Mirante da Chã de Bebedouro foram os escolhidos.

"Nosso objetivo é chamar a atenção da população e dos moradores dos respectivos bairros para o abandono destes espaços que, se fossem mais cuidados, poderiam ser utilizados como um ponto visitação e lazer", explicou a arquiteta Tainá Melo.

Grupo Mirante de Santa Terezinha com um cordão de isolamento.  (Foto: Jonathan Lins/G1)Grupo cercouMirante de Santa Terezinha com um
cordão de isolamento. (Foto: Jonathan Lins/G1)

A intervenção realizada por Tainá, junto com mais duas arquitetas, Flávia Mendonça e Viviane Costa, cercou o Mirante de Santa Terezinha com um cordão de isolamento. Uma faixa foi colocada com a seguinte mensagem: De todos ou de ninguém. O objetivo foi registrar a o comportamento de moradores e transeuntes.

"Queremos ver a reação das pessoas. Saber se elas acham esse isolamento errado ou se simplesmente não percebem", explicou Flávia ao destacar que mesmo que nada aconteça, também é um resultado.

"Ao passar, muitos pensaram que um crime ocorreu. Talvez isso ocorra pela atual imagem que os mirantes passam: Um ponto de consumo de drogas ou um local em que casais vem para praticar atos sexuais. De qualquer forma, poucas pessoas entenderam a mensagem de que este espaço que deveria ser de todos, mas nessa condição em que se encontra, parece ser de ninguém", completou Flávia.

tópicos: