Estado, município e Ufal investem na melhoria da assistência no HU

Por Agência Alagoas 13/08/2013 09h09
Estado, município e Ufal investem na melhoria da assistência no HU
Foto: Web
Uma parceira entre o Governo do Estado, o município de Maceió e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai garantir melhorias na oferta de serviços de saúde no Hospital Universitário. Trata-se de um Termo de Compromisso que será assinado, nesta terça (13), às 10h, pelo governador Teotonio Vilela, o prefeito Rui Palmeira e o reitor Eurico Lôbo. Também participam da solenidade os secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas; do município, João Marcelo Lyra, e o diretor do Hospital Universitário, Paulo Teixeira.

O termo tem o objetivo de disponibilizar ações e serviços de melhoria de atenção à saúde, assim como o acompanhamento dos indicadores de gestão hospitalar, políticas públicas do SUS, de vigilância em saúde e de atividades educacionais e pesquisa. O investimento total para a execução da parceria é de R$ 6,1 milhões.

A cooperação pretende, ainda, aumentar a oferta e a melhoria da atenção em especialidades como oncologia, oftalmologia, materno-infantil e radiodiagnóstico na capital. O instrumento estabelece a meta de disponibilizar, no Hospital Universitário (HU), 18 leitos de oncologia, sendo 10 de retaguarda para intercorrências de pacientes vindo do Hospital Geral do Estado (HGE).

Além disso, o HU terá que realizar, mensalmente, 258 biópsias, 326 tomografias, 166 ressonâncias magnéticas, 1.387 ultrassonografias e 231 cirurgias oftalmológicas de média e alta complexidades. O documento prevê ainda a contratação de 134 profissionais. “Estamos trabalhando diuturnamente para avançar, cada vez mais, na melhoria da saúde em nosso Estado. Estamos em dia com os municípios, repassando verbas dos projetos aos quais eles fazem parte, e esta parceria com o Hospital Universitário e a Ufal, chega para fortalecer o serviço de saúde da capital, prestando um serviço de melhor qualidade para a população”, destacou o governador Teotonio Vilela Filho.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, por se encontrar na parte alta da cidade, o Hospital Universitário recebe grande demanda de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e por isso, esta parceria é muito importante. “O HU é uma unidade de extrema importância para a organização da saúde na capital. É o único hospital na parte alta da cidade, que futuramente irá contar com o Hospital do Tabuleiro do Martins. Esse Termo de Compromisso irá fortalecer ainda mais um trabalho de melhoria para a saúde da população, além de colaborar para o melhor funcionamento do HGE”, ressaltou o secretário.