Prefeita comparece a capacitação dos cursos do Sírio-Libanês

Por Assessoria 29/08/2013 08h08
Por Assessoria 29/08/2013 08h08
Prefeita comparece a capacitação dos cursos do Sírio-Libanês
Foto: Assessoria
Na manhã desta quarta-feira (28), a prefeita Célia Rocha (PTB) compareceu a solenidade de abertura nacional dos cursos de capacitação do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.

O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa; do representante do Hospital Sírio-Libanês, Flávio Shimomura; do reitor da Ufal, Eurico Lôbo; da diretora acadêmica, Eliane Cavalcante; do diretor geral da Ufal, Marco Aurélio Nascimento; da representante do Conselho de Saúde da 2ª Macrorregião, Aruska Magalhães, e da vereadora de Arapiraca, Aurélia Fernandes.

Através de videoconferência, o médico Dirceu Barbano destacou a importância dos cursos, evidenciando o fruto da capacidade e da construção a ser desenvolvida pela luta e convicção que carrega o Sistema Único de Saúde (SUS).

“É uma maneira de tornar os profissionais da saúde cada vez mais capacitados, explorando o saber e desenvolvimento, na garantia de melhorias e qualidade para o atendimento no ambiente de trabalho”, destacou Dirceu Barbano do Hospital Sírio-Libanês.

A prefeita Célia Rocha aproveitou o ensejo para mencionar o período em que foi secretária de Saúde de Arapiraca, momento o qual ela destacou a inclusão do curso de “saúde pública” e de “epidemiologia”.


“Me faz lembrar da minha época como secretária, e uma característica disso é a entrega e a paixão que tivemos em trazer esses cursos para Arapiraca. Lembro-me bem que isso impulsionou o crescimento da saúde no nosso município aliado ao SUS”, mencionou a prefeita.

Ela apontou o momento como único na vida de cada participante, uma vez que é um grande privilégio para Arapiraca poder recepcionar e transmitir cursos de qualificação com tamanha grandiosidade nacional.

“É um momento bastante feliz, assim como vocês, eu também gostaria muito de poder estar presente para estudar e aprender ainda mais. Todos aqui são privilegiados. Desejo muito sucesso aos preceptores, facilitadores e aos profissionais competentes do nosso município”, comentou Célia.


O secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, mostrou as mudanças do Sistema Único de Saúde graças aos cursos disponibilizados aos colaboradores por instituições semelhantes ao Hospital Sírio-Libanês.

“É desenvolver os cursos para projetos que mexam com as pessoas, que modifique o pensar em relação ao SUS. Essa capacitação mostra a construção dos serviços prestados através dos 25 anos de atendimentos do Sistema Único de Saúde aos mais de 130 milhões de brasileiros. Vamos explorar novas possibilidades de parcerias”, apontou Pedrosa.

A capacitação será realizada durante os próximos 10 meses, e contará com a participação de 144 profissionais da saúde de Arapiraca e dos municípios da 2ª Macrorregião de Alagoas.