1º Encontro Alagoano de Educação Empreendedora será em setembro

O evento será uma oportunidade para que gestores de instituições de ensino de todos os níveis discutam sobre esse perfil de educação

06/08/2013 04:19

A- A+

Sebrae

compartilhar:

Alguns dos principais desafios do Sebrae, atualmente, é incentivar a competitividade das micro e pequenas empresas e fazer os empreendedores enxergarem seu potencial, seja na infância até a melhor idade. Para despertar esse espírito empreendedor nos mais variados públicos, a educação é algo essencial.

Por este motivo, o Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fempe) se uniu ao Sebrae Alagoas, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas (Seplande) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para promover, nos dias 03 e 04 de setembro, o 1º Encontro Alagoano de Educação Empreendedora.

Voltado para gestores de instituições, públicas e privadas, de ensino de níveis fundamental, médio e superior, além de secretários municipais de educação, o evento visa sensibilizar e difundir a educação empreendedora e a importância de sua aplicação na grade curricular de ensino.

A programação do encontro prevê mesas redondas, em que serão discutidos o empreendedorismo nos níveis de ensino, a partir de debates com a participação de nomes como José Pacheco, criador da Escola da Ponte, em Portugal; Helder Salomão, secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Espírito Santo e especialista em planejamento educacional; Juliano Seabra, diretor de educação, cultura e pesquisa da Endeavor; Juliana Caminha, professora de empreendedorismo na Universidade Federal de Itajubá/MG (Unifei) e Rose Mary Almeida, coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing/SP (ESPM).

De acordo com Sávio Carnaúba, gerente de Fomento às Micro e Pequenas Empresas pela Seplande, o encontro será um grande passo para a implantação da cultura empreendedora nas escolas e universidades do Estado de Alagoas, além de ser um momento para que professores e autoridades no setor educacional conheçam os projetos e casos de sucesso existentes em outras regiões.

“A partir disso, esperamos que esses programas sejam implantados e que novos empreendedores surjam, a partir de oportunidades encontradas no mercado” ressalta Sávio.

Já Ariana Gonçalves, analista da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae Alagoas, destaca o papel da instituição na aplicação da Educação Empreendedora, através das diversas ações e soluções, como a oferta de materiais institucionais e a capacitação de professores para o ensino das disciplinas de empreendedorismo nas universidades, por meio de programas como o Pronatec Empreendedor e o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que oferece cursos para crianças entre 6 e 14 anos, estudantes do ensino fundamental.

“O Sebrae, além disso, também apoia e desenvolve outras ações importantes, como o Desafio Universitário Empreendedor, que será lançado durante o encontro, e o Edital Educação Empreendedora, que visa contemplar propostas e linhas de atuação para esse tipo de educação nas faculdades” complementa a analista.

Educação Empreendedora

A Educação Empreendedora desenvolve o potencial, as habilidades e o comportamento empreendedor das pessoas em qualquer área da vida, além de prepará-las para construir uma sociedade economicamente mais desenvolvida. No ensino infantil, contribui para que a criança tenha mais autonomia ao escolher qual profissão seguir na fase adulta, e já possa refletir, desde cedo, sobre noções de empreendedorismo.

Atualmente, o grande desafio dos órgãos que incentivam essa vertente da educação, é fazer com que os professores de escolas e universidades estejam cada vez mais preparados para oferecer um conteúdo com qualidade.
O 1º Encontro Alagoano de Educação Empreendedora será realizado nos dias 03 e 04 de setembro, em Maceió. O local do evento e a forma de inscrição serão divulgadas em breve, através dos portais da Seplande, do Fempe e do Sebrae Alagoas. 

Primeira Edição © 2011