03/08/2013 19h09 - Atualizado em 03/08/2013 19h09

Ufal abre mais de 700 vagas para transferência e reopção de curso

Vagas estão disponíveis para os campi de Maceió e do interior.
Alunos devem ficar atentos aos procedimentos necessários.

Do G1 AL

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abriu mais de 700 vagas para transferência e reopção de curso referentes ao segundo semestre de 2013, nos campi de Maceió, Arapiraca e do Sertão. De acordo com os editais divulgados pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), são 555 vagas para transferência externa e 213 para reopção.

Para a trasnferência externa, o aluno deve ter sido admitido ou por vestibular ou através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) na faculdade onde atualmente estuda. Esta, por sua vez, deve ser reconhecida e autorizada pelo Ministério da Educação (MEC). O aluno deve ter concluído ao menos um semestre e se candidatar a um curso de mesmo nome e na mesma área de estudos.

Confira o edital clicando aqui.

Os interessados em transferir seu curso para o campus de Maceió devem comparecer ao DRCA no prédio da Reitoria da Ufal; aqueles que querem se candidatar a uma vaga nas unidades de Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa devem se dirigir à Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) do Campus Arapiraca; enquanto que os interessados na unidade de Santana do Ipanema devem se encaminhar ao CRCA do Campus Sertão, munidos dos documentos exigidos no edital.

As inscrições seguem abertas até o dia 9 de agosto, das 9h às 12h, e das 13h30 às 16h30. A lista dos selecionados será divulgada no dia 28 de agosto, a partir das 17h, por meio de edital. Após isso, o DRCA e os CRCAs encaminharão à instituição de ensino atual do estudante o Atestado de Vaga, para que sua Guia de Transferência seja providenciada, em um prazo de até 30 dias.

Reopção
Para os alunos da Ufal que desejam mudar de curso, o procedimento é diferente. Antes de se inscrever, o estudante deve verificar se o edital oferece vagas para o curso desejado. Depois, um formulário (disponível no site da Universidade) deve ser preenchido e encaminhado, junto ao Histórico Analítico, autenticado, ao Protocolo Geral da Ufal, após ter sido conferido pelo DRCA ou CRCA.

A Universidade lembra que a entrega dos documentos não garante que a petição do estudante será aceita. Apenas um curso poderá ser escolhido. O Colegiado dos cursos analisará os pedidos, que levarão em conta critérios como maior coeficiente de rendimento, maior índice de aproveitamento de estudos e menos índice de abandono de disciplinas.

O resultado da reopção será divulgado nos murais do DRCA e do CRCA no dia 21 de agosto, a partir das 17h