Seminário vai discutir a situação da internet no Brasil

01/12/2013 05:45

A- A+

O cenário atual da internet no País será debatido em seminário realizado pela Universidade Federal de Alagoas, com o tema O Presente e o Futuro da Internet no Brasil, no próximo 5 de dezembro, às 17h, no auditório da Reitoria do Campus A.C. Simões. O evento é uma iniciativa do Centro de Formação e Extensão em Comunicação, Democracia e Direitos Humanos (Coscentro), grupo de extensão do curso de Comunicação Social, em parceria com o Coletivo Intervozes.

O objetivo é discutir questões atuais que envolvem as tecnologias digitais de comunicação e seus desafios para a liberdade de expressão, para privacidade e para o próprio direito à comunicação. O evento contará com palestras do professor do COS, Sivaldo Pereira, e, coordenadora do Coletivo Intervozes, Beatriz Barbosa, além de webconferências com a participação do integrante do Coletivo Soylocoporti, João Paulo Mehl, e do membro da Câmara de Conteúdos e Bens Culturais do Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br), Rodrigo Savazoni.

Missão do Coscentro

O Coscentro foi criado no curso de Comunicação Social da Ufal com missão voltada para atividades de extensão universitária. O projeto conta com a participação de estudantes, profissionais multidisciplinares e voluntários. O objetivo principal é desenvolver um espaço contínuo de debate, formação, formulação e pesquisa sobre a relação entre Comunicação Social, democracia e direitos humanos, envolvendo estudantes, lideranças comunitárias, organizações civis e movimentos sociais.

Para o coordenador do Coscentro, Sivaldo Pereira, o seminário ocorre no momento de debate sobre o Marco Civil da Internet, lei que determinará direitos e forma como a rede existe no Brasil. “Teremos palestrantes de peso que estão no front de várias iniciativas importantes, tanto no acompanhamento do processo do Marco Civil no Congresso, no caso da Beatriz Barbosa, quanto no tema cultura digital, no caso de Rodrigo Savazoni, e também em debates sobre software livre e redes colaborativas, com João Paulo Mehl", ressaltou.

Na oportunidade, também haverá o pós-lançamento do livro Caminhos Para a Universalização da internet Banda Larga no Brasil, no qual Sivaldo Pereira é autor e organizador. A obra pode ser baixada gratuitamente no site oficial e traz um panorama das tecnologias de internet disponíveis, além de tocar em questões políticas e históricas referentes.

Para participar do seminário, o interessado deve mandar e-mail para coscentro@gmail.com, informando o nome completo. Mais informações podem ser encontradas no site do Coscentro.

Primeira Edição © 2011