07/02/2013 22h25 - Atualizado em 07/02/2013 22h37

Escola pública do interior de Alagoas aprova vinte alunos no Enem

Resultado superou as expectativas, segundo a diretora da unidade.
É a primeira vez que um aluno da escola passa no curso de medicina.

Do G1 AL

A Escola Estadual Manoel de Matos, a única onde há ensino médio na cidade de Santana do Mundaú, na Zona da Mata de Alagoas, tem muito o que comemorar. Vinte alunos da instituição foram aprovados no Enem e em faculdades particulares. A maioria dos feras é de família de agricultores e se dividiam e entre os livros e a enxada. Boa parte deles vivia na zona rural e seguiam de caminhão para estudar.

Um alento, se considerar os maus momentos pelos quais a escola passou em 2010. Durante a enchente que atingiu vários municípios alagoanos naquele ano, a escola teve parte da sua estrutura comprometida. O prédio da unidade de ensino foi um dos que mais sofreram com o problema e precisou ser reconstruído. Na ocasião, os 800 alunos que frequentavam a escola perderam a biblioteca e o laboratório de informática.

A diretora da escola, Quitéria Calado, se emociona ao falar sobre a luta para a reforma no prédio, mas todos os esforços foram recompensados. “Eles vinham de jornadas cansativas de trabalho, às vezes ajudavam os pais a colher e transportar laranja. A seca também trouxe muitas dificuldades”, contou.

Aluno de escola pública no interior de AL foi aprovado em Administração e Medicina pelo Enem (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Aluno vai escolher entre administração na Ufal e
Medicina na Uncisal. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Superação
Um dos alunos da unidade foi o grande destaque no Exame. Gleidson Lyra passou em administração na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em Medicina na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

“Eu passei dois dias sem dormir, a ficha demorou muito a cair”, relatou, feliz com o resultado.

Com metade das vagas destinadas às cotas, 220 vestibulandos que entraram na Uncisal são alunos da rede pública de ensino. A Ufal ainda não realizou o levantamento que aponta de qual rede de ensino vêm os alunos aprovados.

tópicos: