06/01/2013 19h33 - Atualizado em 11/01/2013 17h28

Alunos alagoanos fazem novo protesto contra nota do Enem

Estudantes pedem engajamento da sociedade na luta contra o MEC.
Eles querem acesso às provas de redação corrigidas e notas justificadas.

Do G1 AL

Estudantes insatisfeitos com nota da redação no Enem protestam na orla de Jatiúca (Foto: Michelle Farias/G1)Estudantes insatisfeitos com nota da redação no
Enem protestam na orla de Jatiúca
(Foto: Michelle Farias/G1)

Na tarde deste domingo (6), estudantes alagoanos insatisfeitos com as notas da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fizeram novo protesto.

Eles se reuniram na orla da praia da Jatiúca para mobilizar a sociedade contra a decisão do MEC de não disponibilizar as provas de redação do Enem 2012 corrigidas e acompanhadas das justificativas.

"Não é justo não nos mostrar onde erramos, pois estudamos muito para a prova. Estamos apenas querendo saber como chegaram a essas notas", disse o estudante Arthur Souza, 18 anos, que concorre a uma vaga no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O estudante José Albérico, 17 anos, também está inconformado com a correção da sua redação. “Na correção deles, a minha nota ficou entre 720 e 850. Já a minha nota fornecida pelo Enem foi 520. É uma diferença enorme e, por isso, eu fico de fora do processo”.

Na quarta-feira (2), um grupo de estudantes entregou um abaixo-assinado na Procuradoria da República, para tentar ter acesso à correção da prova. O Ministério Público Federal entrou com ação em caráter de urgência para garantir que a redação do Enem 2012 e o espelho da correção pudessem ser acessados pelos estudantes.

A previsão do Inep é disponibilizar a prova a partir do dia 6 de fevereiro, quase um mês depois do encerramento das inscrições no Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O sistema usa a nota do Enem como critério para dar acesso às universidades.

Para o procurador da República Marcial Duarte Coêlho, a divulgação em fevereiro traria prejuízo aos estudantes, já que o período de inscrição Sisu vai de 7 a 11 de janeiro. Ele pede que o Inep adie o prazo de abertura do Sisu, para que os alunos possam ter acesso às suas redações e os critérios que determinaram suas notas antes do início das inscrições.

Com a nota do Enem, os estudantes podem concorrer a uma das 129,2 mil vagas oferecidas em universidades e nos institutos federais de ensino superior por meio do Sisu.

tópicos: