07/01/2013 16h39 - Atualizado em 07/01/2013 17h36

Pacientes com câncer são transferidos do HGE para o HU

Pacientes oncológicos foram transferidos para o HU neste sábado (5).
Medida foi adotada após cobrança da Defensoria Pública de Alagoas.

Do G1 AL

Pacientes com câncer que estavam internados no Hospital Geral do Estado, foram transferidos no sábado (5), para o Hospital Universitário. A medida decorreu do ultimato da Defensoria Pública de Alagoas que, na última sexta-feira (4), deu um prazo de 24h para que os pacientes com câncer fossem transferidos para centros de referência no tratamento, credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o secretário do município de Saúde, João Marcelo Lyra, a demanda da Defensoria foi atendida e a Secretaria Municipal de Saúde acompanhou a transferência de todos os pacientes. "Às 11 horas do sábado, todos já se encontravam no Hospital Universitário", disse o secretário.

De acordo com o secretário, é fundamental manter um diálogo com unidades de saúde que realizam tratamento contra o câncer. Lyra afirmou também que a Secretaria de Saúde agendará reuniões com representantes dos hospitais que realizam tratamento de câncer em Maceió.

A decisão de cobrar a transferência, segundo o defensor-geral do Estado, Ricardo Melro, aconteceu por causa de uma denúncia feita por familiares de um paciente no dia 27 do mês passado. Melro afirmou que o HGE não possui condições para tratar pacientes oncológicos.