12/07/2013 11h06 - Atualizado em 12/07/2013 11h06

Bolsistas da Ufal retomam atividades após regularização de pagamento

Alunos que recebiam no começo do mês estavam com bolsa atrasada.
Acordo com pró-reitoria de extensão resolveu impasse.

Do G1 AL

Alunos bolsistas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que paralisaram as atividades na última terça-feira (9), voltaram a trabalhar nesta sexta-feira (12) depois de receber o dinheiro da bolsa que estava atrasado.

Os estudantes dizem que desde o começo do ano recebem a quantia da bolsa, que é de R$ 400, atrasada. De acordo com os bolsistas, o dinheiro era depositado até o 5º dia útil do mês, mas, desde janeiro, a quantia só é aplicada depois do dia 15, sem data definida.

Os atrasos geram transtornos para muitos alunos. Sem o pagamento, muitos bolsistas de Permanência, que são aqueles que precisam da quantia para estudar, falam que não têm condições financeiras de pegar ônibus todos os dias para ir até a Ufal.

Este é o caso do aluno de Geografia Eudes Melo. “Se eu tenho a bolsa é porque preciso dela. Tenho que pagar passagem, xerox, alimentação e outras coisas fundamentais. Esse atraso gera vários problemas”, conta.

Acordo
O pró-reitor estudantil da Ufal, Pedro Nelson Bonfim Ribeiro, reconheceu o problema e assinou um acordo com os alunos, no começo da semana, que diz que os bolsistas irão receber o pagamento até o dia 5 de todo mês.

Depois do acordo e  com o pagamento da bolsa nesta sexta, os bolsistas decidiram retomar as atividades.

tópicos: